Câmara sedia oficina sobre IA na comunicação digital em parceria com o Senado Federal

por Redação/CMFI última modificação 23/10/2025 10h09
A oficina começou na quarta-feira (22) e continua nesta quinta-feira (23)
Câmara sedia oficina sobre IA na comunicação digital em parceria com o Senado Federal

Foto: CMFI

 

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu deu início, nesta última quarta-feira (22), à Oficina Interlegis “Comunicação digital em tempos de IA”, promovida pelo Senado Federal. O encontro é voltado a servidores de casas legislativas municipais e vereadores, e tem como foco discutir como as ferramentas de inteligência artificial estão transformando a comunicação institucional, o marketing público e a divulgação de mandatos parlamentares. A programação continua hoje, quinta-feira (23), com atividades das 9h às 12h e das 14h às 17h, no plenário da Casa de Leis.

Tadeu Amaral, Coordenador de Mídias Sociais do Senado Federal, falou sobre como é essencial a realização desses eventos. Para ele, é muito importante que as Casas Legislativas se preocupem em entender como a inteligência artificial funciona, especialmente quais são os problemas e riscos e como usar a IA a favor da produtividade, eficiência, qualidade e melhoria nos serviços oferecidos aos cidadãos. Tadeu reforçou a importância da Câmara de Foz trazer esse curso, demonstrando que o Legislativo está preocupado em capacitar os seus colaboradores para que possam servir melhor à população. 

O vereador Sidnei Prestes (Mobiliza), parabenizou o Legislativo Iguaçuense pela realização do curso. Sidnei falou sobre a importância da constante harmonia com a inovação e o mundo moderno. Para ele, Foz do Iguaçu tem que ser modernizada em tudo. O vereador apontou que o curso é muito importante para os servidores e vereadores da Casa já que estamos entrando em uma nova era, onde a inteligência artificial é realidade. 

Vereadores e servidores de outras Casas Legislativas também foram convidados para participar do evento. O vereador Henerson Dias, do município de Santa Lúcia - PR, comentou que as coisas caminham de forma muito rápida e não tem como viver sem a inteligência artificial, que já faz parte do cotidiano. O parlamentar acrescentou que o vereador ou servidor que não se atualizar e buscar esse conhecimento, vai ficar parado no tempo.

A vereadora Lea Andrade, da cidade de Icaraíma - PR, reiterou a qualidade da oficina e disse que o curso é muito bom e que já havia tido  a oportunidade de  participar de alguns módulos em Brasília. Para ela, esse conhecimento aprimora os profissionais, que podem levar o que aprenderam para suas respectivas Câmara Legislativas.