Câmara vai ouvir população sobre proposta que muda atuação da Guarda Municipal
A Câmara de Foz do Iguaçu vai realizar uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Regimento Interno da Guarda Municipal, por meio do Requerimento nº 634/2025, de autoria do vereador Sidnei Prestes (Mobiliza). O debate tratará da transferência da responsabilidade da segurança patrimonial das escolas, CMEIs e Unidades Básicas de Saúde (UBS) para empresas privadas e especializadas de segurança. Com a medida, a Guarda Municipal atuaria em regime de apoio e cooperação. O evento está marcado para a próxima terça-feira (21), às 9h, no plenário da Casa de Leis.
De acordo com a justificativa do requerimento, a Guarda Municipal tem sido demandada para múltiplas funções constantemente, muitas vezes além da sua capacidade de pessoal e estrutura. O objetivo da audiência é promover um debate público sobre a proposta que alteraria os Decretos nº 13.848/2001 e nº 17.363/2006. A mudança possibilitaria que a GM mantivesse sua atuação em regime de apoio e cooperação, se concentrando em ações estratégicas, como rondas preventivas, patrulhamento comunitário e apoio às forças de segurança.
O texto do requerimento afirma que a mudança busca otimizar os recursos humanos e operacionais da corporação e fortalecer a sensação de segurança da população. A audiência pretende ouvir profissionais da segurança, professores, diretores escolares, servidores da saúde, agentes comunitários, representantes sindicais e empresas especializadas em segurança, garantindo assim a participação da comunidade interessada.
Assunto: Audiência Pública para debater a alteração no Regimento Interno da Guarda Municipal.
Data: 21/10/25 – Terça-feira.
Horário: 9h.
Local: Plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu - PR.
Endereço: Travessa Oscar Muxfeldt, nº 81, Centro.