Câmara vota nesta sexta (11) projeto que cria banco de armação de óculos em Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 10/03/2022 11h32
Proposta prevê parceria com óticas da cidade, para desconto aos beneficiados na venda de lentes de grau

Muitas crianças podem ter problemas de acuidade visual e por conta disso, apresentarem dificuldade na aprendizagem. Pensando nisso e após visitas às escolas, os vereadores Adnan El Sayed (PSD) e Kalito (PSD), propuseram um projeto de lei (167/2021) que cria um banco de armação de óculos no município. A ideia é, por meio do fornecimento gratuito de armações, atender crianças que as famílias não têm condições de adquirir. A matéria já teve parecer favorável das comissões da Casa e deve entrar em votação na sessão ordinária desta sexta-feira, 11 de março.

O vereador Adnan El Sayed (PSD) falou um pouco sobre o projeto: “alguns estudantes da Unioeste e da Unila tinham projeto de fazer triagem oftalmológica de crianças das escolas públicas municipais. A partir daí, vimos a necessidade desses alunos adquirirem armação dos óculos, uma vez que muitos não têm condições de comprar”.

A proposta é que as doações possam ser feitas, à secretaria de saúde, por qualquer pessoa ou por empresas. O projeto também prevê parceria com óticas da cidade, para desconto aos beneficiados na venda de lentes de grau.

Segundo a justificativa do projeto, a ideia é objetivo é atuar em caráter preventivo e social, no qual a população menos favorecida poderá adquirir armação de óculos proveniente de doação. Desta maneira, quem possui óculos que não está sendo utilizado pode fazer a doação.

“A gente acaba trazendo o poder público para analisar essa situação. Nossa função é escutar a população e propiciar ação efetiva para que possamos atender esse problema”, destacou o vereador Kalito (PSD).