Câmara aprova captação de recursos para eventos e transformação de biblioteca em estação cultural

por Diretoria de Comunicação última modificação 18/10/2019 13h50
Ambos os projetos seguem para sanção do Prefeito

A permissão para o credenciamento de empresas visando a captação de recursos para os eventos realizados pela Fundação Cultural recebeu parecer favorável das Comissões Reunidas e o projeto foi aprovado na sessão desta sexta-feira (18/10). Na semana passada, os integrantes das comissões se reuniram com representantes da Fundação Cultural e a Prefeitura enviou um substitutivo ao projeto original, acatando as sugestões dos vereadores.

O vereador Elizeu Liberato (PL) detalhou os encaminhamentos. “Fizemos reunião com o gestor da Fundação Cultural e o Diretor de Captação de Recursos. Eles entenderam nossas sugestões de deixar o projeto mais específico porque entendemos que em sendo aprovada, a lei vai valer para futuros gestores também”, explicou. O líder do Executivo na Câmara, vereador Rogério Quadros (PTB), memorou que “em nível nacional vemos grandes empresas, apoiando grandes eventos. Esse projeto é para viabilizar que isso aconteça em Foz”.

Emenda viabiliza solução para Biblioteca Cidadã na Vila “C”

O outro projeto aprovado hoje foi a transferência administrativa à Fundação Cultural da edificação onde funcionava a Biblioteca Cidadã. Esse projeto acontece em um imóvel no bairro Itaipu C. No entanto, o convênio com o Governo do Estado para desenvolvimento do projeto está desativado e o imóvel está abandonado, à mercê de vândalos.

O Presidente da Câmara, vereador Beni Rodrigues (PSB), destacou “eu e o ex-vereador Anderson tínhamos uma emenda de R$ 230 mil para reestruturar o campo do CRG-14. Entretanto, tivemos de adequar essa emenda porque a obra no CRG não é possível por questões ambientais. Resolvemos então destinar os valores do orçamento para duas ações importantes para a população. São R$ 100 mil para a compra de uma Van para transporte de esportistas pela Secretaria de Esportes. Em conversa com o Toninho, da Secretaria de Esportes soube dessa necessidade. E os outros R$ 130 mil destinamos para a reforma da Biblioteca da Vila C. Quem ganha com isso é a população”, afirmou Beni.

A Fundação Cultural está colocando mais R$ 200 mil, totalizando R$ 330 mil para o projeto da Biblioteca Cidadã. O objetivo da transferência do imóvel é que a Fundação Cultural pretende restaurar o espaço que deve virar uma Estação Cultural, tornando um local público de lazer e cultura, além de preservar o patrimônio público. Os projetos aprovados em 1ª e 2ª discussões e serão encaminhados para sanção do Prefeito Chico Brasileiro.

Veja a reportagem da TV Câmara: