Carlos Santi, do CCZ, alerta sobre responsabilidades e conscientização a respeito da guarda de animais

por Diretoria de Comunicação última modificação 30/03/2021 12h51

O Programa Câmara Opinião, da TV Câmara de Foz, dialogou com Carlos Santi, Supervisor técnico e médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses. Ele chamou a atenção para a responsabilidade das pessoas com relação ao abandono de animais, um problema sério, que Foz também vem enfrentando.

Santi explica a responsabilidade conjunta. "O Poder Público precisa fazer seu dever, que é criar, estabelecer e implementar políticas públicas voltadas a essa questão. E a sociedade tem o dever se cuidar dos animais, de modo que não causem danos a outros", pontuou Santi.

Além disso, Santi alerta que atualmente não existe mais o conceito de proprietário dos animais. "Somos tutores ou responsáveis pelos animais. Podemos perder a guarda dele a qualquer tempo se cometermos algum tipo de crime contra ele. Hoje é necessário que as pessoas cuidem dos bichos, os mantenham dentro de casa, sem ir para rua. Porque ele pode causar acidente de trânsito, agredir pessoas, pode correr atrás de crianças, morder alguém. Ele também pode ir pra rua e voltar com alguma zoonose, que depois passará para família. Ele pode brigar, procriar, são intercorrências relacionadas. É preciso que as pessoas se atentem que o direito a ter um animal precede da responsabilidade. Se eu quero ter um animal, preciso pesar os prós e os contras. Que nos conscientizemos".

O médico veterinário também ponderou que ter um animal é dar a ele condições adequadas, como "acesso à água e comida, que ele não fique o tempo todo exposto ao sol, que não fique 24 horas acorrentado em uma corda, que ele tenha acesso à vacinação, que ele tenha o direito a ser atendido por veterinário quando tiver alguma doença", finalizou Carlos Santi.