Casa de Apoio Feminina Recomeçar deve receber imóvel do município para utilizar em ações sociais

por Diretoria de Comunicação última modificação 19/10/2021 13h47

A Casa de Apoio Feminina Recomeçar – CAFER vai receber imóvel do município. O Projeto de Lei nº 106/2021 foi aprovado em 1ª discussão e votação, após ter recebido parecer favorável das comissões. A instituição atende mulheres com dependência química, da faixa etária de 18 a 59 anos. O objetivo é fortalecer vínculos e trabalhar a recuperação. A matéria segue para discussão e votação em segundo turno na sessão de quinta-feira (21).

“Quando vem um projeto desses ficamos felizes. Sabemos que faltam políticas públicas para as mulheres. Estou muito feliz em ter participado como relatora desse projeto. Tenho certeza que ele será aprovado e salvará muitas vidas”, declarou a vereadora Anice Gazzaoui (PL).

Atualmente, o projeto é custeado por voluntários e com promoções como bazar, feijoada e pizza. E, a instituição estava sem estrutura física adequada para desenvolvimento das ações sociais. A equipe da casa é composta por professores, psicólogos, assistentes sociais. São ofertadas às mulheres assistidas auxílio individual e familiar. O projeto prevê apoio inicial de nove meses em modelo de residência e a partir do cumprimento desse período as mulheres são reinseridas ao convívio familiar e têm acompanhamento psicossocial domiciliar por quatro meses para prevenir recaídas.

A instituição deverá se responsabilizar pela segurança, zelo, conservação, manutenção e limpeza da estrutura onde funcionava a Escola Municipal Santo Rafagnin, no Parque Presidente II.