Castramóvel deve voltar a atender nas próximas semanas

por charlene — última modificação 25/05/2021 08h42
Vereadora Protetora Carol vem intermediando uma parceria entre município e a Faculdade UDC para retomada das castrações na cidade

A vereadora Protetora Carol Dedonatti se reuniu na última semana com representantes da Faculdade UDC, CCZ e Diretoria de Bem-Estar Animal para tratar da retomada do funcionamento do castramóvel que o município recebeu em janeiro.

O equipamento jamais foi utilizado, desde seu recebimento, por falta de mão-de-obra. “Temos uma fila de aproximadamente oito mil animais esperando castração”, lembrou a vereadora.

Com a impossibilidade de o município abrir concurso para contratar mais veterinários – os servidores do quadro já estão alocados em outras funções também fundamentais – o programa de castração acabou sendo paralisado, o que não se admite, pois a cada dia cresce o número de animais abandonados nas ruas da cidade.

Segundo estimativas das protetoras independentes, são dezenas de milhares de cães e gatos perambulando pelas ruas, sofrendo com a fome, frio e todo tipo de maus tratos. “A castração é a única forma de controle de natalidade de cães e gatos e precisamos agir com muita rapidez e de forma permanente”, elencou Carol Dedonatti.

Parceria – Para que as atividades do castramóvel sejam retomadas a alternativa encontrada pela vereadora foi uma parceria entre o município e o curso de Medicina Veterinária da UDC. Os futuros médicos veterinários precisam de prática para a atividade profissional então, sempre supervisionados por professores, vão atuar na castração de cães e gatos de rua, dos protetores e de famílias de baixa renda.

Na parceria, a ser formalizada entre o prefeito Chico Brasileiro e a direção da instituição de ensino nos próximos dias, a UDC fornece a mão-de-obra e o executivo banca os insumos necessários para os procedimentos. “Só temos a agradecer à direção da UDC e ao prefeito pela sensibilidade em atuar de forma conjunta em prol da causa animal”, afirmou a vereadora.

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UDC, professor Ricardo Birolini Clasta, a parceria possibilitará a castração de cerca de 100 animais por mês. A castração será voltada para cães e gatos, a partir dos 7 meses de idade, desde que apresentem boa saúde para a realização da cirurgia.

A castração dos animais do município de Foz do Iguaçu a médio e longo prazo contribuirá de forma significativa para a redução não só do número de animais em situação de rua como também do índice de zoonoses (doenças levadas do animal para o ser humano) que ocorrem na cidade. O projeto castramóvel será um marco na cidade de Foz do Iguaçu contribuindo de forma expressiva para o bem-estar animal e para a formação dos futuros médicos veterinários.

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa Vereadora Carol Dedonatti