Cobranças sobre ampliação do horário do comércio, retomada do setor de eventos e saúde dominam a sessão

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/08/2020 14h57
Outro ponto abordado foi a necessidade de melhorias no funcionamento da Delegacia da Mulher

Na sessão desta quinta-feira, 06 de agosto, foram debatidos e aprovados requerimentos relativos ao combate ao novo coronavírus. Dentre os temas estão a retomada de pequenas cirurgias eletivas; Testagem e procedimentos no atendimento da covid-19; pedido de retomada gradual do setor de eventos no município; retomada gradual e segura dos eventos; ampliação do horário do comércio para que funcionem 24 horas, a fim de amenizar aglomerações; e também, um pedido ao Governo do Estado do Paraná a fim de que melhore a estrutura de funcionamento da Delegacia da Mulher em Foz do Iguaçu ampliando o serviço para atendimento 24 horas.

O requerimento 305/2020, de autoria da vereadora Anice Gazzaoui (PL), reivindica ao Governo do Paraná informações oficiais sobre a quantidade de policiais designados exclusivamente para a Delegacia, qual a escala de plantão dos policiais, bem como as razões pelas quais a Delegacia não mantém serviço 24 horas para atendimento das ocorrências, uma vez que durante o período da noite acontecem um grande número de casos de violência contra a mulher. Não só a questão do horário de funcionamento da Delegacia foi cobrada, assim como que atendimento a mulheres vítimas de violência seja feito apenas por mulheres, a fim de que as vítimas de sintam mais acolhidas no momento difícil em que passam.

Retomada segura dos eventos em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma cidade que vive do turismo, mas também do setor de eventos, com grandes congressos ou seminários que costumam acontecer no município, atraindo um grande número de participantes. Isso fomenta oportunidades aos trabalhadores locais como dos setores de manutenção, montagem de palco, cerimonial, fotógrafos, decoração, garçons, buffets, cozinheiros, seguranças, músicos, videomakers, montagem e aluguel de som, iluminação, locação de espaços, maquiadores, cabeleireiros, manicures, hotéis e pousadas, dentre outras tantas atividades ligadas a essa indústria. Essa área foi intensamente afetada pela pandemia com muitos profissionais que ficaram sem renda e sem poder trabalhar.

Nesse sentido, um requerimento do vereador Luiz Queiroga (PTB), de nº 306/2020 colocou essa questão em pauta na sessão de hoje. A matéria reivindica ao Poder Executivo a retomada segura dos eventos em Foz do Iguaçu, suspensos em razão da pandemia. O Requerimento cita que o Sebrae elaborou um protocolo de saúde, que orienta medidas sanitárias para tanto. Algumas cidades no país, como Rio de Janeiro, Gramado, estão efetuando a retomada do setor, ainda que com público reduzido e tomando todas as medidas de precaução preconizadas pelas autoridades de saúde.

Ampliação de horário dos comércios para evitar aglomerações

Com a ideia de ampliar o horário de atendimento e assim reduzir as aglomerações, o vereador Rudinei de Moura (Patriota) entrou com o requerimento n° 289/2020 solicitando à prefeitura estudos para autorização de funcionamento do comércio 24 horas em Foz do Iguaçu.
O requerimento questiona a respeito de eventual planejamento ou existência de estudos para abertura de estabelecimentos para funcionamento pelo período 24 horas, em qualquer dia da semana, especificando: Já tem alguma equipe e/ou secretaria estudando esse tipo de abertura. Em caso positivo, o parlamentar questiona quando entrará em vigor e quais estabelecimentos poderão funcionar 24 horas por dia.

Questionamento sobre testagem e procedimento com pacientes suspeitos da Covid-19

Outro requerimento solicita informações detalhadas sobre os critérios diante de vários questionamentos e reclamações de falhas no serviço. Beni Rodrigues requer oficialmente que o Poder Executivo informe ao Legislativo se estão sendo testados todos que tiveram contato com pessoas infectadas (casos positivos da Covid-19); ou se há testagens por amostragem; ou, ainda, qual o método adotado, bem como qual o tratamento sugerido a estes pacientes. Também pede que a prefeitura confirme se fornece ou não alguma medicação e, em caso positivo, qual medicamento.

Placas de proteção anti-corona nas repartições públicas
Com o requerimento 298/2020, o vereador Jeferson Brayner (PSD) está solicitando ao Poder Executivo informações sobre a instalação de placas de acrílico nas repartições públicas que tem atendimento presencial aos cidadãos. A providência é uma medida de prevenção ao novo coronavírus. O vereador deseja saber quantas e onde foram instaladas as placas e qual a previsão para os locais ainda não contemplados. Jeferson Brayner considera fundamental a instalação das placas para proteção aos servidores e aos cidadãos sem descuidar das outras precauções.

Solução para fila de espera das pequenas cirurgias

Um requerimento da vereadora Inês Weizemann (PL), de n° 302/2020, pede solução da prefeitura para a fila de pequenas cirurgias. Requer informações especificando o número de pacientes que estão aguardando, data de ingresso na fila, local e data da realização da última cirurgia, médicos que executam o serviço e cronograma de retomada destes procedimentos.