Cobranças sobre área da saúde pública dominam sessão nesta terça-feira (15/06)

por Diretoria de Comunicação última modificação 15/06/2021 13h59

A saúde pública voltou à pauta de debate na sessão desta terça-feira (15/06) com alguns requerimentos em relação aos recursos recebidos pelo município e à compra de vacinas contra covid-19. Os assuntos foram discutidos e aprovados e serão encaminhados ao Executivo, do qual fica aguardando retorno oficial.

Um dos requerimentos (249/2021) questiona a compra de vacinas de covid-19. A proposição questiona qual número de doses adquiridas pelo Consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos; qual origem dos recursos; quais os valores pagos por doses e previsão de entrega dos imunizantes.

Com relação à questão das vacinas, a vereadora Anice Gazzaoui (PL) pontuou: “Foz hoje faz parte do consórcio e compra de 30 milhões de doses da Sputnik pelo Consórcio foi suspensa no momento em que a Anvisa não havia aprovado o registro. Há a necessidade que a gente espere os trâmites na Anvisa. Foz tem vacinado e muito. Nossa perspectiva, junto com Estado do Paraná é de que as pessoas acima de 18 anos estejam imunizadas até setembro deste ano”, enfatizou. O vereador Rogério Quadros (PTB) acrescentou “os países que já vacinaram até a economia já está voltando ao normal”.

“Esse nosso requerimento tem a intenção de que se formalize como andam as tratativas junto ao Consórcio, como anda a compra dessas vacinas”, afirmou o vereador Cabo Cassol (Podemos). O Presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD), se posicionou sobre a logística e aplicação das vacinas no município: “A vacina demorou, mas depois acabou sendo enviada para todo país. Foz está sendo privilegiada porque a gestão municipal está dando a rapidez na logística. Os Estados Unidos querem mandar algumas vacinas para cá e com certeza Foz vai pleitear esse recebimento. Poucas cidades do Brasil têm a logística pronta, preparada e certamente Foz deverá ser contemplada".

Outro requerimento aprovado, de autoria do vereador Galhardo, pede esclarecimentos ao Prefeito sobre as verbas recebidas para o combate à pandemia da Covid-19. “Queremos todos os dados planilhados sobre quanto recurso foi recebido pelo Governo Federal, Estadual e também pela Itaipu e como foi investido e onde foi aplicado”, explicou o vereador Galhardo (Republicanos).