Com apoio da Câmara, prefeitura está reduzindo filas de espera na saúde

por mariaeduarda — última modificação 07/10/2019 13h53
O setor começa a registrar avanços. Município zerou fila de ecografia obstétrica e está evoluindo para resolver demandas de endoscopias

Em ações conjuntas, o prefeito Chico Brasileiro e os vereadores atuam com prioridade para ampliar o atendimento e resgatar a confiança da população nos serviços de saúde. A luta tem sido árdua diante do desmantelamento que o sistema sofreu na administração anterior. Com o apoio total da Câmara, medidas como a liberação de recursos para contratação de pessoal e ampliação dos serviços estão contribuindo para redução das filas de espera e aumento substancial da cobertura na atenção básica.

Desde que assumiu a pasta, em abril deste ano, o secretário de Saúde, Nilton Bobato, vem destacando a importância do trabalho conjunto do Executivo e Legislativo para melhorar os serviços. Na apresentação do relatório quadrimestral, realizada no último dia 27 de setembro, o secretário mostrou avanços, dentre eles a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde.

O Município também zerou fila de ecografia obstétrica e está avançando para resolver demandas de endoscopias. A Secretaria também anunciou agilidade nas filas de especialidades, além do fortalecimento da assistência farmacêutica e de vários programas como o de tabagismo e o de Saúde Bucal, premiado recentemente no Estado.

O fortalecimento da atenção básica ampliou a cobertura de 41% para 56% e no programa de estratégia da saúde da família de 64% para 78%. Na opinião dos vereadores, as medidas nessa área são fundamentais para o resgate da confiança da população no setor que é a porta de entrada do SUS. O desafio é resolver na base, casos que atualmente impactam no serviço de urgência e emergência. Os levantamentos ainda mostram que 70% dos casos que chegam nas UPAs poderiam ser atendidos e resolvidos nas unidades básicas.

No enfrentamento das demandas, houve uma profunda reestruturação de recursos humanos com a contratação de 200 profissionais concursados e assim otimizando recursos que antes eram consumidos por horas extras. Todos os projetos para liberação de orçamento e contratação de pessoal foram aprovados com rapidez na Câmara de Vereadores. Também correu ampliação das cirurgias eletivas com 749 procedimentos e registro de recorde histórico no Hospital Municipal. Além disso, houve redução da mortalidade infantil, com uma taxa de 8.14 mortes a cada 1000 nascidos vivos.

Assista à reportagem da TV Câmara: