Com discurso pela cultura da paz, Presidente do TJ-PR é o mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 04/11/2022 13h07
Homenagem é reconhecimento pelo programa Moradia Legal, que regularizou mais de mil moradias no município

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O Legislativo Iguaçuense entregou, em Sessão Solene nesta quinta-feira (03/11), o Título de Cidadão Honorário ao Desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná no biênio 2021/222, em atendimento ao Decreto Legislativo nº 13/ 2022. A honraria foi proposta pelo Vereador Kalito Stoeckl (PSD), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município de Foz do Iguaçu, com o programa Moradia Legal, que tratou a regularização fundiária de diversas famílias da cidade. Com um discurso pela cultura da paz e do ser humano no centro das decisões do Poder Judiciário, o presidente do TJ-PR se tornou o mais novo cidadão honorário da Terra das Cataratas.

Conduzida pelo Presidente da Câmara de Foz, vereador Ney Patrício (PSD), a cerimônia foi abrilhantada pela banda do 34º BIMEC, sob a regência do Tenente Nivaldo Queiroz. O proponente da honraria, vereador Kalito (PSD), destacou: “O que a gente tem de destacar é o impacto positivo que suas ações no Tribunal de Justiça fizeram para pelo menos mil famílias em Foz. São famílias que aguardavam a regularização fundiária, o título e graças a esse trabalho foram regularizados. Eu trago mil abraços, mil agradecimentos das famílias que foram impactadas. Foz agradece de coração”.

Em Foz do Iguaçu o desembargador José Laurindo ajudou a regularizar mais de mil moradias no bairro Morumbi III, o que contribuiu com o município e foi um passo fundamental na garantia de dignidade dessa parcela da população.

O Promotor Luís Marcelo Mafra falou em nome do Ministério Público. “É muito fácil falar do desembargador José Laurindo. Foram centenas, senão milhares de famílias contempladas pelo programa do Tribunal. Se vossa excelência já era Iguaçuense de coração, agora o é por adoção legal”. O Juiz Alexandre Calderari também fez uso da palavra: “como é bom uma cidade que está sendo vista com atenção. Quando ouvi falar do projeto da moradia, fiquei imaginando todas as dificuldades que iriam surgir. E uns meses depois já vimos as famílias beneficiadas”.

A 1ª secretária da Casa de Leis, vereadora Yasmin Hachem (MDB), fez a leitura do pergaminho que concedeu o Título de Cidadão Honorário de Foz, em atendimento ao decreto legislativo 13/2022. O chefe do cerimonial do Poder Executivo, André Guedes, fez a leitura da Comenda Grã-Cruz Ordem das Cataratas (em atendimento ao decreto nº 30.745/2022), honraria concedida pelo Executivo ao desembargador, na mesma oportunidade. Marcaram também presença na solenidade, os vereadores: Rogério Quadros (PTB), Edivaldo Alcântara (PTB), Anice Gazzaoui (PL), Jairo Cardoso (União), Cabo Cassol (Podemos), Alex Meyer (PP) e Galhardo (Republicanos).

Pronunciamento Prefeito Chico Brasileiro

“O TJ vem contribuindo muito para sociedade Iguaçuense. O Dr. José Laurindo, com sua simplicidade, está fazendo atos que vem engrandecendo Foz do Iguaçu. Quando o Poder Judiciário coloca toda sua instituição a serviço do povo, da cidadania, do bem-estar social, temos de reconhecer. O tribunal está presente em cada casa regularizada, cada sonho que se concretizou, de famílias que há mais de 40 anos tem posse, mas não tinham a regularização do imóvel”.

Pronunciamento do mais novo cidadão honorário de Foz

“É um momento de muita emoção, fico muito agradecido. Essa homenagem que compartilho com todos aqueles que atuam, principalmente, no poder judiciário, partilho também com servidores e todos os colaboradores que lá atuam. Priorizamos a gestão colaborativa, para buscar a solução de conflitos. Recebo com humildade a homenagem, que através da filosofia do Ubuntu, penso que juntos somos mais fortes. Colocamos sempre o ser humano como centro da justiça. E, a partir daí estabelecemos mais proximidade do judiciário com a comunidade. Estamos passando por um grande momento de conflituosidade, após a pandemia, tivemos guerra, polarização política, precisamos reconstruir a boa convivência através do diálogo. Estamos intolerantes, isso gera conflito e violência. É necessário que os homens públicos venham a construir uma cultura de paz”.

História de vida

Ele é nascido em Curitiba em 1960 e se formou Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Paraná, na turma de 1982. Após concurso, ele ingressou na magistratura, quando foi nomeado em 1989 juiz substituto da comarca de Telêmaco Borba. Em 1990 ele foi nomeado juiz de direito e judiciou nas comarcas de Ortigueira, Arapongas, Piraquara e Curitiba. Ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, ele foi promovido em 17 de maio de 2010.

José Laurindo é doutor em relações sociais pela Universidade Federal do Paraná, concluiu estágio em pós doutorado na Universidade de Roma. Na carreira acadêmica, ele é professor da Escola de Magistratura do Paraná, onde também atua como supervisor pedagógica. Ele também leciona no Curso de Mestrado da Universidade Paranaense (Unipar). O desembargador também é autor de livros e diversos artigos jurídicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Ele também é parecerista de artigos acadêmicos, palestrante e conferencista no Brasil e no Exterior.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS