Comissão de alagamentos visita obras de contenção de enchentes

por Diretoria de Comunicação última modificação 16/09/2019 14h07

A Comissão que estuda medidas de contenção dos alagamentos no município fez verificação in loco nesta sexta-feira (13/09) aos principais pontos que vêm recebendo ações emergenciais. As obras já cobrem metade dos pontos críticos da cidade. A Comissão, formada pelos vereadores João Miranda (PSD), Jeferson Brayner (Republicanos) e Rogério Quadros (PTB), realizou a visita com os técnicos de outros órgãos como Prefeitura, Sanepar, Fozhabita e Defesa Civil. Também participou da visita o vereador Edson Narizão (PTB).

Dentre os locais visitados, estão Jardim São Luiz, Vale do Sol (na região do Porto Meira), Área Industrial (Morumbi) e Arroio Ouro Verde (na região do Porto Meira). No Vale do Sol estão sendo feitas pontes para aumentar a vasão dos córregos e assim diminuir os alagamentos em toda região.

No Jardim São Luiz foi feita uma bacia de contenção das águas das chuvas que descem de toda a região do Jardim Copacabana; e reformulação do sistema de tubulação e galerias pluviais para maior escoamento. Nessa região, ainda vai ter interligação da Rua Edmundo de Barros, com a Avenida Pôr-do-sol.

Obras no Arroio Ouro Verde

Técnicos da Secretaria de Planejamento explicaram que a região do Arroio Ouro Verde é a maior parte em que está sendo aplicado o crédito de R$ 30 milhões aprovados pela Câmara. Atrás da Escola Shalon o canal de passagem da ponte sobre o Arroio Ouro Verde está sendo ampliada para resolver o problema de represamento em dias de chuva. A obra tende a acabar com muitos pontos de alagamento na comunidade do Ouro Verde. A região vai receber outras obras na Avenida General Meira, Rua Brilhantes e Rua Águas Marinhas.

Na região do Distrito Industrial, estão sendo feitas galerias pluviais e obras de esgoto sanitário, que a Sanepar já realizou mais de 2km.

Região de Três Lagoas

Moradora do Vale do Sol desde 1995, Ivone Chaves, relatou: “Sofremos muito desde a década de 90 com os alagamentos. Com as obras atuais a situação do bairro já melhorou muito. A gente já havia perdido a esperança de que essas obras viessem para melhorar nossas vidas”.

Além de toda a discussão do que já está sendo executado em Foz, os integrantes da Comissão citaram um problema antigo da cidade que sofre com o crescimento desordenado do passado. Loteamentos que foram aprovados em áreas de preservação permanente, em cima de bacias e áreas de mananciais, dentre outras questões que já foram mapeadas pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, em 2013, quando houve a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Ações que estão em andamento

Estão sendo feitos: pontes em diversas ruas da cidade, tais como: Avenida Água Marinha, Rua Arno Welter, Avenida General Meira, Rua Matilde (Jardim Califórnia), Rua Egito (Travessa com a Avenida Felipe Wandscheer), Avenida Silvo Américo Sasdelli, Av. Carlos Gomes, Rua Javaé.

Dentre as obras de drenagem estão: drenagem de águas pluviais na Rua Golfinho, Jardim Morenitas e Horto, Rio Poty, Rua Prata, Rua Eldorado,  Jardim São Luiz , na bacia do Rio Mimby. Na região do Rio Poty estão sendo feitas bacias de contenção.