Comissão de Educação recebe proposta de projeto oriunda do curso de direito da UDC

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/09/2022 11h29
A ideia é de treinamento de profissionais de educação sobre violência intrafamiliar

Foto: Chistian Rizzi - Câmara Foz

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Defesa do Cidadão, se reuniu na manhã desta segunda-feira, 12 de setembro, com a coordenadora do curso de direito da UDC, Isadora Minotto e com a professora do mesmo curso, Natália Redigolo.

A proposta surgiu como atividade de extensão dos estudantes e a ideia da proposição Legislativa é de que façam capacitação de profissionais de educação, de crianças e seus responsáveis para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar.

Para formulação da proposta, foi realizada uma pesquisa com questionário, aplicado por uma professora junto a 17 funcionários da Escola Municipal Monteiro Lobato. Entre os dados divulgados com relação às providências a serem tomadas, ao suspeitar e violência contra a criança, 58% dos profissionais citaram de forma diversa o conselho tutelar. Outro dado trazido no escopo da pesquisa é de que dos profissionais que vivenciaram um caso de violência contra a criança, indicou-se que 30% foram identificados pelo relato da criança.

Durante o trabalho de pesquisa junto aos funcionários da escola, 86,6% disse que a realização das atividades como palestras direcionadas às crianças, professores e sociedade de forma geral seria uma medida protetiva de combate a esse tipo de violação.

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) explicou que “enquanto membro da Câmara, a Comissão de educação consegue construir a proposta e enviar via indicação ao Executivo, para que eles possam mandar via projeto de lei, para posterior aprovação em plenário”.