Comissão de Turismo se reúne para discutir a concessão do Parque Nacional do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 26/05/2021 12h49

Os membros da Comissão de Turismo da Câmara de Foz do Iguaçu, presidida pela vereadora Anice Gazzaoui (PL) e composta também pelos vereadores João Morales (DEM) e Admilson Galhardo (Republicanos), se reuniram nesta terça-feira 25) com o Secretário de Turismo do Município, Paulo Angeli. O assunto foi o edital de concessão do Parque Nacional do Iguaçu sob a responsabilidade do ICMBio

Logo em seguida, os membros foram até o Parque Nacional para uma reunião com a Diretora, Cibele Munhoz. A previsão é de que a Comissão aponte até amanhã, um relatório com alguns apontamentos sobre o edital.
Na última quinta-feira (20), foi realizada na Câmara Municipal, uma Audiência Pública, no formato híbrido, unindo autoridades do município, que abordaram assuntos de interesse coletivo relativos ao Parque. A concessão em questão será destinada à prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos do Parque Nacional do Iguaçu por um período de 30 anos.

Anice esclarece que as reuniões da Comissão objetivam entender quais serão os passos tomados para essa nova fase proposta, da forma mais esclarecedora para toda a população. “Precisamos de um edital claro, acessível e de interesse da comunidade, da preservação do meio ambiente, do turismo e todas as demandas de Foz do Iguaçu e os municípios lindeiros”, concluiu a parlamentar.

O vereador Galhardo (Republicanos), que também esteve na reunião, se posicionou: “Precisa ficar claro, muito claro, para que não haja dúvida em relação à próxima concessionária que essas adequações não se tornem restrições. Queremos a garantia da permanência do ingresso dos operadores do turismo no Parque Nacional do Iguaçu, porque isso veio sendo construído ao longo do tempo. Muitos trabalhadores precisam disso e não podem de uma hora pra outra serem surpreendidos e bloqueados na entrada do PNI. Isso tem impacto direto na economia do município. As questões de tarifa e passe comunidade pedimos que sejam colocadas de forma bem clara, que todos os moradores de Foz devem ter facilidade maior no ingresso ao Parque, visto que a população também é um agente turístico".

“Fizemos alguns apontamentos importantes dentro das demandas que o município carece, para que algumas coisas fiquem mais transparentes no edital e isso não venha ficar dúbio, porque quem perderia com isso é a cidade. Precisamos defender essa situação para que o nosso trabalhador e quem visita Foz também não tenha nenhuma perda nesse sentido”, explicou o vereador João Morales (DEM).

Texto: Assessoria de Imprensa da Vereadora Anice Gazzaoui, informações da Diretoria de Comunicação da Câmara.