Comissão Especial da Câmara de Foz deve discutir e defender direitos e interesses das crianças e adolescentes

por Diretoria de Comunicação última modificação 14/05/2021 13h01

Em um momento em que várias notícias sobre desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes, com diversas violações, resultando até em mortes de crianças no Brasil, são veiculadas, o Legislativo Iguaçuense abriu uma Comissão Especial (CE), na sessão desta quinta (13), com o objetivo de discutir e defender os direitos e interesses de crianças e adolescentes que residem na cidade. A proposição é de autoria dos vereadores: Alex Meyer (PP), Jairo Cardoso (DEM), Ney Patrício (PSD), Valdir de Souza “Maninho” (PSC) e Yasmin Hachem (MDB). O Presidente da Casa ainda deve designar os membros da CE.

O vereador Alex Meyer (PP) destacou: “O objetivo é somar com órgãos defesa às crianças e adolescentes. A situação de pandemia tem agravado a situação de violência a esses grupos, os casos de violência estão entre os mais alarmantes, inclusive no Paraná. Em matéria publicada pelo TJ- PR, de janeiro a 23 de março de 2021, ao todo 2.977 crianças e adolescentes foram vítimas de algum tipo de violência. A violência sexual é endêmica, normalmente os agressores são muito próximos da criança. No dia 18 de maio teremos o Dia nacional contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil”. O vereador Jairo Cardoso (DEM) defendeu que a comissão é muito importante porque são várias as demandas desse público.

O vereador Adnan El Sayed (PSD) afirmou “acho que não há um motivo maior de estar na política do que lutar por justiça e ela começa pelos os que mais precisam, dentre eles a criança que precisa ser protegida, alimentada, educada. Essa comissão pode trazer muitos frutos”.

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) também contribuiu: “Criança e adolescente são seres de proteção integral do Estado e nós temos o dever de encampar essa bandeira”. O vereador João Morales (DEM) enfatizou: “Uma discussão que se amplia, principalmente neste período de pandemia, em que muitas de nossas crianças estão desassistidas fora dos núcleos que as rege. Acredito que teremos um trabalho árduo pela frente, atrás de políticas públicas”. O vereador Ney Patrício (PSD) também contribuiu: “Há uma preocupação com criança e adolescente, com a possibilidade de ampliar políticas públicas e também darmos a oportunidade de trabalho com aprendizagem”.