Comissão Especial do Transporte se reuniu com Foztrans e definiu visita técnica na próxima semana

por Diretoria de Comunicação última modificação 30/07/2021 13h59
Vereadores também indicaram modalidade quilômetro rodado e adoção de veículos elétricos

A Comissão Especial que estuda o transporte coletivo e a defasagem de veículos do sistema em operação realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (30/07), com representantes do Foztrans. Os assuntos debatidos foram: problemas do atual sistema de transporte e melhorias que estão sendo feitas e também analisadas para melhorar o serviço no município. A Comissão é formada pelos vereadores: Anice (PL) - Presidente; Edivaldo Alcântara (PTB) - Relator e Jairo Cardoso (DEM) - membro.

“Estamos trabalhando e sempre dispostos a ouvir e dialogar com a Comissão. Respeitamos muito o trabalho da Câmara. Com relação ao trabalho que estamos fazendo, nós analisamos a segurança de alguns pontos de ônibus e mudamos o local, foram instalados pontos novos, reformamos banheiros do TTU, dentre outras ações”, afirmou o diretor-superintendente do Foztrans, Licério Santos.

Como encaminhamento da reunião, a Comissão marcou uma visita técnica ao Terminal de Transporte Urbano (TTU), em conjunto com Foztrans, na próxima semana. Além disso, a Comissão elaborou uma indicação ao Poder Executivo sugerindo a modificação do contrato do transporte para modalidade quilômetro rodado e utilização de veículos elétricos.

A indicação 1.779/2021 justifica que “(...) após estudos realizados pela Comissão de Transporte, constatou-se colapso no sistema, em virtude do momento pandêmico. A comissão observou que o modelo tarifário vem se apresentando ineficaz para a manutenção do sistema e diante disso buscou-se um novo modelo que atendesse o município de forma satisfatória, sendo escolhido modelo pagamento por quilometro rodado, encontrado em municípios como Araucária. Além disso, a utilização de ônibus elétricos foi estudada e agora é sugerida, o que trará maiores benefícios para a própria administração pública de Foz do Iguaçu, para a população da cidade, além de causar menos prejuízos ao meio ambiente (...)”. A indicação deve ser lida em sessão ordinária do mês de agosto.