Comissão Mista e demais vereadores acompanham prestação de contas da Prefeitura

por Diretoria de Comunicação última modificação 31/05/2021 13h09

A Comissão Mista e demais vereadores participaram da audiência pública, realizada pela Prefeitura, para apresentação da prestação de contas do último quadrimestre. Acompanharam a audiência os vereadores: Rogério Quadros (PTB), Adnan El Sayed (PSD), Yasmin Hachem (MDB), Kalito (PSD), Jairo Cardoso (DEM) e Cabo Cassol (Podemos).

O demonstrativo aponta receitas, despesas, déficit de todas as contas do município. De acordo com dados expostos pelo Diretor de Gestão Orçamentária, Darlei Finkler, houve uma queda de 25% do ISS em relação ao que seria se não houvesse a pandemia. O ITBI teve quase 70% a mais de arrecadação, devido ao mercado de imóveis estar aquecido e aconteceu já no início deste ano uma arrecadação maior de IPTU. Com relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), neste ano houve aumento de 20%, tal como ICMS, diferente no segundo quadrimestre do ano passado, período de maio, em que as atividades econômicas foram paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

“No ano passado foram aprovadas na Câmara a LDO, que define metas e diretrizes para o orçamento e a LOA, que é orçamento. Cabe ao Poder Legislativo acompanhar as metas e todo trabalhado realizado pelo Poder Executivo. Nesta audiência, recebemos as planilhas. É um acompanhamento da aplicação do dinheiro do contribuinte. Estamos analisando a LDO para o ano que vem, o projeto está tramitando nas comissões e teremos uma audiência pública nos próximos dias. Alguns setores, como a área de educação, precisam de mais avanços, de acordo com os ditames constitucionais”, afirmou o vereador Rogério Quadros (PTB), Presidente da Comissão Mista.