Comunidade Libanesa recebe homenagem na Câmara de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 18/11/2019 14h48
Placa de Moção de Aplauso foi recebida pelo Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi

Uma das características de Foz do Iguaçu é a grande diversidade cultural e o acolhimento aos mais diferentes povos. Em valorização a essa multiculturalidade, o Poder Legislativo iguaçuense concedeu a Moção de Aplauso nº 26/2019 a uma das maiores colônias da cidade, a Comunidade Libanesa. A placa da honraria foi entregue pela vereadora Anice Gazzaoui, vereador Marino Garcia (autores da homenagem) e pelo presidente da Casa de Leis, vereador Beni Rodrigues (PSB).

Quem recebeu a placa de moção foi o Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi. Nascido em Beirute, ele recebeu o convite para ir para São Paulo onde hoje atende, organiza e une a comunidade libanesa em Foz, já que o Consulado de São Paulo é responsável também por Santa Catarina, Paraná, Mato Groso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

“Essa comunidade está tentando retribuir ao generoso povo brasileiro. Sua presença nesse triângulo de três fronteiras é positiva. Esse evento é uma prova desse orgulho. Construímos pontes sólidas de irmandades entre os dois países”, destacou o Cônsul, Rudy El Azzi.

Diversidade e respeito

A vereadora Anice Gazzaoui ressaltou a importância dessa comunidade em nossa sociedade: “Essa moção foi votada por unanimidade, deixo o nosso agradecimento a todos. Era década de 1940 quando libaneses e sírios foram os primeiros representantes da comunidade árabe a se estabelecerem nesta região. Foz do Iguaçu é um dos maiores exemplos da diversidade étnica e cultural. A comunidade contribui para o turismo na região e todo o comércio da Tríplice Fronteira”, afirmou Anice.

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola também se pronunciou sobre a homenagem: “Quero agradecer o respeito e a convivência que temos. Agradecemos muito por vocês fazerem parte dessa terra maravilhosa. Vocês ajudaram a formar nossa cidade e são de extrema importância para a comunidade iguaçuense” declarou Nanci.

Deputado Giacobo prestigiou a homenagem

A sessão foi marcada pela presença de diversas autoridades civis e religiosas, dentre elas, o deputado federal Fernando Giacobo (PL), que fez uso da tribuna para externar a admiração à Comunidade Libanesa de Foz do Iguaçu. “Quero parabenizar essa justa homenagem que a Câmara concede à colônia Libanesa. Vocês fazem parte da história de Foz do Iguaçu e ajudaram a construir nossa cidade e a tríplice fronteira. Foz é a cidade brasileira que, em comparação com número de habitantes, é o município que mais obras têm do governo federal, cito a repaginação do nosso aeroporto. Foz passa um momento muito positivo principalmente em nossa economia e nisso sempre tivemos o apoio de todas as comunidades que integram nosso município”.

Brasil e os libaneses

A relação entre Brasil e Líbano iniciou com a chegada dos primeiros imigrantes ao território brasileiro em 1880. Hoje, há mais libaneses no Brasil do que no seu país de origem. Em Foz do Iguaçu, estima-se que os primeiros imigrantes libaneses chegaram ao município por volta de 1940, com novas chegadas em grande quantidade em 1970 e 1990, formando, assim, a 2ª maior comunidade libanesa do Brasil.

Mais fotos em "fotos do dia": https://bit.ly/2QiQrhx