Comunidade religiosa lota Câmara em celebração ao Dia da Consciência Evangélica e Dia do Pastor Evangélica

por Diretoria de Comunicação última modificação 31/10/2022 09h36

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O Dia da Consciência Evangélica e Dia do Pastor Evangélico foram comemorados nesta quarta-feira, 26 de outubro, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. A solenidade, que contou com a presença de diversos pastores e integrantes das comunidades religiosas, foi aberta pelo presidente do Legislativo, vereador Ney Patrício (PSD) e conduzida pelo vereador Jairo Cardoso (União).

A celebração faz parte do calendário oficial de eventos do município desde 2013, quando aprovada e sancionada a Lei Municipal 4.077. Na mesma data, o Legislativo comemorou também o Dia do Pastor Evangélico, de acordo com a Lei Municipal 4.182/2014. O evento foi realizado pela Bancada Inter-religiosa da Casa de Leis.

A Vereadora Anice Gazzaoui (PL), autora da lei que criou o Dia Municipal do pastor evangélico, abriu as falas dos parlamentares: “Reconhecer o trabalho de quem atua em prol da vida dos outros é necessário. Fico muito honrada em ser a líder da banca inter-religiosa. Que Deus continue nos abençoando”.

Alguns grupos musicais realizaram apresentações ao longo da solenidade e nove pastores também foram homenageados no decorrer do evento: Pastor Vilmar Gonçalves de Azevedo; Pastor “Joãozinho” – João Batista de Almeida; Pastor Adilson Alves de Souza; Pastor Jeferson Luiz Dallagnol e Pastora Danielle Zanelatto Dallagnol; Pastor Manoel Duarte; Pastor Pedro dos Santos; Pastor Jovelino José dos Santos; Pastor José Renacir de Souza e Pastor Floravante Domingues de Faria.

Também integrante da bancada, o vereador Alex Meyer (PP) destacou: “Essa Bancada Inter-religiosa é fundamental. Ela não fica inerte e luta para que a cada dia as religiões e crenças sejam respeitadas e para que se tenha harmonia, respeito e convivência entre todas elas. Trago também um abraço do nosso Bispo Dom Sérgio de Deus, que não pode estar presente”.

O presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD), pontuou a importância do evento e relevância do trabalho das igrejas: “entendo que as igrejas, em boa parte, fazem o papel que muitas vezes o estado não faz”. O vereador Jairo Cardoso (União) fez uma homenagem póstuma aos pastores: Izídio e Haroldo. Também carcaram presença no evento, os vereadores: Galhardo (Republicanos), Valdir de Souza Maninho (PSC), Edivaldo Alcântara (PTB).

História

O Dia da Consciência Evangélica tem como marca histórica a reforma protestante, um movimento cristão iniciado por Martinho Lutero em 1517, através da publicação de suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na saxônia, estado da Alemanha. Nessa ocasião, Lutero manifestou oposição a diversos pontos da doutrina da igreja católica romana e apresentou ideias para uma reforma que motivou o surgimento das igrejas evangélicas.

O Dia Municipal do Pastor Evangélico foi originado através de um projeto de lei ordinária desta casa de leis, uma proposição da vereadora Anice Gazzaoui do ano de 2013, que se transformou na lei 4.182, de 11 de fevereiro de 2014.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS DO EVENTO