Delegado Geraldo Evangelista é congratulado com Título de Cidadão Honorário de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 18/03/2024 13h19
Reconhecimento é fruto do trabalho em prol da segurança pública da cidade

Foto:Christian Rizzi - Câmara Foz

O Poder Legislativo de Foz do Iguaçu finalizou a semana com uma solenidade de entrega de Título de Cidadão Honorário, na noite de sexta-feira , 15 de março, ao Delegado Geraldo Evangelista, da Polícia Civil. A honraria é de autoria do vereador Dr. Freitas (PSD), em atendimento ao decreto 10/2023. A solenidade foi conduzida pelo 1º vice-presidente, vereador Rogério Quadros (PTB) e contou com a participação dos vereadores Protetora Carol Dedonatti (PP), 1ª secretária do Legislativo e vereador Ney Patrício (PSD).

Macaram presença as seguintes autoridades: Raul Lessa, representante da Polícia Científica do Paraná; Marcio Moreira, Coordenador do Núcleo Regional de Governo em Foz do Iguaçu – Casa Civil; Rogério Antônio Lopes, Delegado chefe da 6ª Subdvisão Policial de Foz; Tenente- Coronel Edson Leonel, comandante dos Bombeiros; Sargento Karlla Alessandra Benning , representante do destacamento do controle do espaço aéreo de Foz; Capitão André Ribas, representante do 14º BPM; Marcelo Yarid, representando o Governo Municipal; Marcio Lopes, representando a PEF 2; Acacildo Silveira, representando o deputado estadual Batatinha.
O proponente da honraria, vereador Dr. Freitas (PSD) foi à tribuna expressar os motivos pelos quais escolheu o congratulado para ser o mais novo cidadão honorário de Foz. “Toda dedicação dele na segurança pública, a gente o vê deixando a família em casa em horário de descanso. Isso me deu o compromisso, a obrigação, de fazer essa homenagem. Tenho acompanhado o trabalho do delegado. A sociedade em geral precisa da segurança pública e de pessoas como você. Continue assim, lutando e batalhando”, declarou Dr Freitas.

Marcelo Yarid, representando o governo municipal, afirmou que “esse título de cidadão honorário é justo ao Dr. Geraldo, que muitos conhecem como Dr. Geraldo, do GDE. O parabenizo pela homenagem e tenho certeza que o senhor o honrará muito”.

O Delegado-chefe da 6ª subdivisão policial de Foz, Rogério Antônio Lopes, destacou: “Em nome da Polícia Civil eu agradeço o vereador e toda Câmara de Foz pela iniciativa da homenagem. Esse título é fruto do seu trabalho (Dr. Geraldo), esforço e dedicação”. Na oportunidade, Lopes fez menção à importância da família do homenageado como base formadora de quem é o homenageado atualmente, com toda sua trajetória.

Após receber o pergaminho das mãos do vereador Rogério Quadros (PTB), da vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP) e do proponente, vereador Dr. Freitas (PSD), o Delegado Geraldo Evangelista agradeceu o reconhecimento na tribuna da Casa. “Dedico essa honraria aos policiais civis da 6ª SDP e também da delegacia de Santa Helena, que já prestei serviço. Se hoje tenho sucesso na minha área, muito disso devo à cidade de Foz que me acolheu tão bem. Essa maravilhosa cidade sempre recebe gente de todo Brasil e do mundo de braços abertos. Fiz muitos amigos aqui e participei de grandes lutas na área de segurança pública. Sou cidadão de Foz do Iguaçu”.

História de vida

Geraldo Evangelista de Souza Júnior é Delegado da Polícia Civil do Estado do Paraná. Mudou-se para Foz do Iguaçu em outubro de 2009, onde está há 14 anos, trabalhando atualmente na 6a Subdivisão Policial Civil, Delegacia Central, na Avenida Paraná.

Em 2006, Geraldo entrou na Polícia Civil do Distrito Federal como agente de polícia, onde trabalhou em Sobradinho e na Delegacia Especializada de Homicídios do Distrito Federal. Em 2008, concluiu uma pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal no Instituto Processus, em Brasília.

Aos 29 anos, tornou-se Delegado de Polícia Civil do Paraná, optando por ser lotado em Foz do Iguaçu. Realizou diversos cursos operacionais, incluindo Processo Administrativo e Gerenciamento Policial na Escola Superior de Polícia Civil, em Curitiba. Em maio de 2023, foi homenageado pela subseção da OAB de Foz do Iguaçu por seu respeito às prerrogativas da classe dos advogados.