Desportistas e entidades esportivas recebem homenagens na 1° edição do Prêmio Fernanda Caroline Cardias

por Alanis Cavalheiro última modificação 25/04/2023 13h52
Solenidade ocorreu nesta terça-feira, 25 de abril
Desportistas e entidades esportivas recebem homenagens na 1° edição do Prêmio Fernanda Caroline Cardias

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Para homenagear entidades esportivas e desportistas, o Legislativo iguaçuense realizou a entrega do Prêmio Fernanda Caroline Cardias. Esta é a 1° edição da honraria, que é proposta pelo vereador Adnan El Sayed (PSD) e realizada por meio da Lei municipal n° 5.165, de 04/10/2022.

Fernanda Caroline Cardias, esportista que leva o nome da premiação, foi uma atleta iguaçuense hexa campeã brasileira de rafting e também de canoagem slalom iniciante. Com medalhas mundiais na República Tcheca, Brasil e Nova Zelândia, ela fez parte da Seleção Brasileira Sub-23. Nanda, como era popularmente conhecida, faleceu de forma repentina em setembro de 2015, após uma cirurgia para remoção de um tumor no cérebro enquanto passava alguns dias de folga na cidade natal antes de embarcar para o mundial que ocorreria na Indonésia.

A honraria foi realizada no Plenário da Casa de leis nesta terça-feira (25/04) e transmitida online via Site, Youtube (https://bit.ly/camarafozyoutube) e Facebook.

O proponente da premiação, vereador Adnan (PSD), em uso da tribuna para agradecer: “Tenho uma honra muito grande em ser o proponente dessa lei que vai homenagear a cada dois anos esportistas e entidades esportistas. O esporte olha para o futuro das nossas crianças. Precisa ser valorizado e não tenho dúvida de que é uma ferramenta poderosíssima para o desenvolvimento social e educacional”. O parlamentar também relembrou a história da atleta que leva o nome da premiação e agradeceu a presença dos familiares, demais autoridades e o público presente.

Confira os homenageados nesta 1° edição:

Gustavo de Souza Damazio recebeu o Prêmio em representação ao Instituto Meninos do Lago, homenageado pelo vereador Adnan El Sayed. A entidade foi fundada em 2011 e se dedica à divulgação da cultura da canoagem como meio de lazer. Representando o Brasil nas modalidades de Canoagem Slalom, Caiaque Polo, Dragon Boat e Paracanoagem em diversos eventos, a instituição contribuiu para a pratica do olimpismo e paraolimpismo.

A instituição homenageada é casa da atleta que leva o nome do Prêmio, Fernanda Caroline Cardias. Gustavo agradeceu a honraria e finalizou o discurso dizendo “que é uma honra participar e agradeço cada pai, professor, atleta e voluntários que nos ajudam a cada dia continuar alcançando mais crianças”

Willian Brandão de Oliveira foi comtemplado pelo parlamentar Alex Meyer (PP). Apaixonado por futsal, ele começou a frequentar o CAIA quando tinha era mais novo e praticar o esporte. O atleta carrega títulos pelo Campeonato Paranaense Sub-20 e da Liga Nacional de Futsal. Hoje, Willian é capitão e um dos principais jogadores do Foz Cataratas Futsal. “Eu por ser de um projeto social e de um bairro carente de Foz, ter me tornado atleta profissional e hoje servir de referência para os jovens da nossa cidade é muito gratificante”, comenta o atleta.

Karen Chamas recebeu o Prêmio em representação a Associação iguaçuense de Judô, homenageada pela vereadora Anice Gazzaoui (PL). A entidade, fundada em 2013 pela Sensei Karen e duas mães de alunos, conta com campeões a nível estadual, medalhistas nacionais e dois atletas internacionais, representando a entidade e o município. “Tenho uma paixão muito grande e consegui passar essa paixão para os meus alunos”, agradeceu a Sensei, convidando a sociedade a conhecer a entidade.

Lavinea Isabelle Fiori foi comtemplada pelo parlamentar Cabo Cassol (Podemos). Praticante do esporte Badminton, a atleta já participou e foi campeã em diversos campeonatos, como os Circuitos: Paranaense de Badminton; Estadual em Palmas; Estadual em Londrina; Brasileiro de Badminton, o Campeonato Paranaense (etapa Curitiba) e a Copa Oeste de Badminton. A atleta agradeceu aos vereadores e em especial o parlamentar Cabo Cassol, além do colégio e os familiares.

Felipe Izidoro da Silva foi comtemplado pelo parlamentar Dr. Freitas (PSD). Atleta do Salto Triplo e salto em distância, Izidoro, como é conhecido, já foi medalhista em salto à distância e receber o 3° lugar nos 100m. Campeão paranaense no Sub-16 triplo e altura e nos jogos da juventude, ele é medalhista: no Sul-americano sub-20; no adulto e no sub-23. “Espero trazer muitas conquistas para Foz do Iguaçu, Paraná e para o Brasil”, expressa o atleta, em uso da tribuna.

Arlindo de Jesus foi comtemplado pelo parlamentar Edivaldo Alcantara (PTB). O homenageado iniciou prática esportiva em 2017 e em sua primeira corrida conquistou o segundo lugar. Com 63 pódios, onde 53 vezes chegou ao 1° lugar, participou de duas maratonas de 42 quilômetros e da São Silvestre em São Paulo. O homenageado agradeceu a homenagem e lembrou: “Nunca é tarde para começar. Comecei com 58 anos e tenho mais troféus do que idade. Estou com 62 e tenho 63 troféus”.

Marcos Aparecido de Souza foi comtemplado pelo parlamentar Galhardo (Republicanos). Idealizador, organizar e participante da Corrida da Polícia Militar, o tenente-coronel somente não participou de uma das edições realizadas. O evento que é feito desde 2008 e contou com 124 inscritos na 1° edição, em suas últimas edições registrou 1200 inscritos entre eles atleta de 12 estados brasileiros. “O esporte ele salva vidas e é uma ferramenta extremamente importante contra a violência e prepara os nossos cidadãos para uma vida em sociedade”, aponta o tenente-coronel, em uso da tribuna para agradecer a honraria.

Dirceu Moreira dos Prodígios foi contemplado pelo parlamentar Jairo Cardoso (União). O homenageado é fundador do time de futebol “12 de outubro” do conjunto habitacional Sol de Maio, e se mostrou incentivador do clube que leva o mesmo nome do time.

Emanuel dos Santos foi comtemplado pelo presidente da Casa, vereador João Morales (União). Conhecido popularmente como Mané, ele é um dos mais renomados técnicos das categorias de base do futsal do Paraná. O atleta foi bicampeão: paranaense de futsal; juniores de futebol; amador de futebol, e campeão brasileiro de futsal interclubes. “Nos últimos 20 anos procurei trabalhar visando o futsal das categorias de base”, comenta o técnico, ao realizar seus agradecimentos na tribuna.

Claudio Henrique Lopes de Lisboa foi comtemplado pelo parlamentar Kalito Stoeckl (PSD). Graduado em Educação Físicas pela UEL e pós-graduado em: Basquetebol pela FATEB; Métodos e técnicas de ensino pela UTFPR; Docência no Ensino Superor pela UDC, Claudio já atuou como auxiliar técnico da Seleção Brasileira sub-15 sul-americana no Chile. “Fui atleta, hoje sou professor”, agradeceu o técnico em uso da tribuna.

Anderson Centurion foi comtemplado pelo parlamentar Marcio Rosa (PSD). Idealizador da Associação Iguaçuense de Sipalki-Do, Kontakto Escorpion Fighter, que recebeu o título de utilidade pública em abril de 2022, Anderson é Mestre 4° Dan de Sipalki-Do pela confederação Brasileira de Sipakli-Do.

Josmar Couto recebeu o Prêmio em representação a Associação Esportiva JudoFoz, homenageada pelo vereador Rogério Quadros (PTB). A instituição foi fundada e 2009 e promove a participação em diversas competições e treinamentos estaduais, nacionais e internacionais, com campeões e um medalhista mundial em seu rol de atletas. “Começou com um grupo de 15 alunos sem uniformes. Em 2018, nessa Casa de leis, nosso trabalho foi reconhecido e fomos comtemplados com um terreno para construção da nossa sede própria. Estamos construindo uma sociedade melhor usando o judô como ferramenta educacional”, agradeceu o coordenador da instituição.

Mahatma Gandhi Saleh recebeu o Prêmio em representação a Associação de Basquete de Foz do Iguaçu – Abasfi, homenageada pela vereadora Yasmin Hachem (MDB). A instituição, que conta com o título de utilidade pública, integrou parcerias com a Itaipu Binacional em 2015. O presidente da instituição, Mahatma, agradeceu a homenagem e convidou o público a conhecer a entidade, que hoje comporta cerca de 500 atletas.


CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS