Dia do Povo Muçulmano foi celebrado na Câmara de Foz com pedido de paz, amor e saúde para todos os povos

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/05/2021 09h30
Solenidade aconteceu na última quarta-feira (12/05) e reuniu diversas autoridades políticas e religiosas

A Câmara Municipal de Foz, na cidade que é celeiro da segunda maior colônia árabe do país, celebrou o Dia do Povo Muçulmano. A sessão solene foi realizada na última quarta-feira, 12 de maio, em atendimento à Lei Municipal nº 4.109/2013, de autoria da Vereadora Anice Gazzaoui. O evento foi realizado pela Bancada inter-religiosa da Casa de Leis, composta também pelos vereadores: Jairo Cardoso (DEM) e Alex Meyer (PP).

A presidente da bancada neste mês, vereadora Anice (PL), conduziu o evento e fez um Clamor em defesa da Vida, da paz dos povos. “Neste momento grave para a humanidade, rogo para que a paz se estabeleça na região do oriente médio, aonde se deflagra mais um conflito bélico, que poderá trazer enormes e infelizes consequências para todos que lá vivem. Todos têm direito à vida e a um espaço no mundo para se estabelecer, sonhar e realizar. É a busca da felicidade plena e humana. Para isso, não há outro caminho senão o da compreensão e da paz. Que o mundo inteiro promova a paz, tão necessária principalmente neste momento de pandemia potencialmente devastadora. Deixo esse clamor em defesa da vida, em luto pelos que perderam entes queridos e pelo direito de todos os palestinos e também as vítimas de covid no mundo. Essa bancada inter-religiosa quer unir todas as religiões, todos os povos em um só. Comemoramos este ano pedindo paz, amor e saúde para todos os povos”.

O Deputado Estadual Hussein Bakri (PSD) participou virtualmente e ponderou. “Estamos assistindo a um momento de extrema dificuldade. Sou filho de imigrantes libaneses que vieram ao Brasil nos anos 1950. Hoje no meio da pandemia, ainda assistimos a quem está fazendo guerra. Quero homenagear vocês, povo muçulmano”.

O integrante da bancada inter-religiosa, vereador Alex Meyer (PP), pontuou. “Um contexto de respeito, admiração entre as várias etnias que convivem nesta cidade. O povo de Foz se sente muito honrado em tê-los contribuindo em Foz. Podemos cada vez mais aproximar as pessoas para que vivam em um contexto harmônico”. Também membro da referida bancada, o vereador Jairo Cardoso (DEM), disse: “Hoje é um dia histórico. Me sinto honrado. Essa comunidade que em tanto contribui para o desenvolvimento social, histórico e cultural. Uma pena que vivemos em tempos difíceis”.

O Vereador Adnan El Sayed (PSD) participou virtualmente e destacou.  “Achamos que temos sorte em sermos cidadãos brasileiros. Como essa nação abraçou imigrantes”. A Vereadora Yasmim Hachem (MDB) disse: “Hoje o Brasil é reconhecido por abrigar povos e cultura, mas aqui na tríplice fronteira temos a segunda maior colônia árabe do país. É um povo que contribuiu muito, tenho muito apreço”.

O vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio, lembrou do conflito que acontece neste momento na Faixa de Gaza, ressaltando discurso de um comissário da ONU pedindo o fim da guerra, e destacou.  “O povo muçulmano é motivo de orgulho para nós”.

Anatalício Risden, Diretor Financeiro da Itaipu Binacional, destacou “Esse é um momento de tensão em outras áreas do mundo e lembramos que Brasil recebe a todos de braços abertos. Penso que essa miscigenação é um grande presente”.

Líderes religiosos

Pastor Sebastião Silva, do Copefi ressaltou. “A paz vai acontecer quando nos unirmos em um propósito. Quero parabenizar o povo muçulmano, que tem nosso respeito e nosso apreço e que a benção de Deus esteja com todos nós”.

Dom Sérgio de Deus, Bispo da Diocese de Foz, disse “Nós cristãos e muçulmanos somos chamados a ser a esperança, especialmente para os que vivem dificuldades e desespero. A esperança vai além do otimismo, ela está enraizada em algo religioso. Me alegro muito com essa solenidade e digo: caminhemos juntos na esperança”.

O Padre Samann Nasry, participou virtualmente, e falou “Os muçulmanos e nós vivemos juntos há mais de 1.400 anos, são nossos irmãos. Oremos pela nossa pátria amada Brasil”.

Sheik Oussama El Zahed, líder religioso do CCBI (Centro Cultural, Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu), falou um pouco da interconexão da história do islã e do mundo. “O islã é continuação das religiões monoteístas. Feliz dia do povo muçulmano, feliz final do mês sagrado do Ramadã”.

registrado em: