Dia do Povo Paraguaio celebra o reconhecimento a pioneiros do país vizinho em Foz do Iguaçu

por Herika Quinaglia última modificação 13/05/2022 14h25

A Ponte Internacional da Amizade, erguida sobre o Rio Paraná, é mais do que um acesso entre Brasil e Paraguai. Não é difícil encontrar famílias em Foz do Iguaçu com origem ou descendência do país vizinho. Essa proximidade geográfica também foi fundamental para o desenvolvimento da cidade.

Com o intuito de reconhecer as contribuições socioeconômica e cultural desses pioneiros para Foz do Iguaçu, a Câmara Municipal celebrou, ontem, 13, o Dia do Povo Paraguaio, instituído pela Lei Municipal, nº 5.041, de 23 de novembro de 2021, de autoria do vereador Adnan El Sayed.

Durante o ato foram entregues certificados para pioneiros paraguaios. “ O povo paraguaio ajudou a construir nossa cidade e acredito que boa parte das famílias que residem em Foz do Iguaçu tem origem ou descendência Paraguai, além disso esse ato reforça os laços de amizade entre os dois países (Brasil e Paraguai) ”, destacou o autor da lei.

Estiveram presentes o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Angel Delgadillo, o vice-cônsul da República do Paraguai em Foz, Luis Alfonso Copari, os presidentes das Câmaras Municipais de Ciudad del Este, Pedro Javier Acuña Ferreira, de Hernandárias, Jhon Eeveret Florentin Araújo e de Presidente Franco, Roque Godoy, o diretor da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali. Também participaram do ato o presidente da Câmara Ney Patrício, João Morales, Kalito Stoeck, Yasmin Hachem, Valdir de Souza “Maninho”, Galhardo e Edvaldo Alcantara.