Dia Internacional da Democracia é celebrado nesta quinta em 128 países

por Herika Quinaglia última modificação 15/09/2022 13h35
O dia 15 de setembro também faz alusão ao Dia da Declaração Universal da Democracia, de 1997
Dia Internacional da Democracia é celebrado nesta quinta em 128 países

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, é comemorado o Dia da Internacional da Democracia. A data foi escolhida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de conscientizar sobre a importância de defender e proteger os regimes democráticos pelo mundo. A data é celebrada anualmente no Brasil e em mais 127 nações que assinaram a Declaração Universal da Democracia que tem como princípios que “a democracia é um direito básico de cidadania, a ser exercido em condições de liberdade, igualdade, transparência e responsabilidade, com o devido respeito à pluralidade de pontos de vista, no interesse da comunidade”.

A palavra democracia tem origem do grego e significa poder ao povo. Neste sistema político, fica resguardado aos cidadãos o direito à participação política, econômica, e cultural da sociedade, o respeito às liberdades, o cumprimento da vontade geral da população e ainda a proteção os direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão e de religião.

Em alusão a este dia tão importante, a TV Câmara de Foz inicia hoje uma série de matérias sobre a importância da democracia no Brasil com o Sociólogo José Afonso Oliveira, que neste primeiro episódio, abordou a relevância da população como poder na tomada de decisões.