Dia Mundial do Coração: cardiologista fala sobre a importância dos exames de rotina

por Herika Quinaglia última modificação 29/09/2022 12h57


Dia 29 de setembro foi a data escolhida para marcar o Dia Mundial do Coração. O principal objetivo desta data é debater sobre a importância dos cuidados com a saúde do coração e dar visibilidade às doenças que muitas vezes são silenciosas.

As doenças cardiovasculares são uma das principais causadoras de morte no Brasil e podem ser resultado de múltiplos fatores como: o tabagismo, má alimentação, obesidade e uso de drogas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SCB), em média mais de 1.100 pessoas morrem por dia no brasil por doenças do coração e de circulação. A SCB possui ainda uma plataforma chamada Cardiômetro, ferramenta que usa a inteligência artificial para registrar, periodicamente, o número de mortes no país.

A TV Câmara conversou com, Alberto Acosta médico cardiologista que falou sobre a necessidade dos exames de rotina em todas as idades, como ferramenta de prevenção: “ Estamos acostumado com pessoas de 50 e 60 anos tendo infarto, hoje em dia estamos vendo em pessoas de 30 e 35 anos, muitas vezes por desconhecimento” afirmou o Alberto.