Dia Nacional da Vacinação: TV Câmara conversa com Dr. Kennedy, que alerta para o risco da queda da cobertura vacinal

por Diretoria de Comunicação última modificação 17/10/2022 13h04

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Neste dia nacional da vacinação, a TV Câmara conversou com o médico alergista e imunologista, Dr. Kennedy Schisler, que pontuou: “as vacinas conseguiram em laboratório criar um anticorpo e te dar de presente o anticorpo para que você não precise passar pela infecção. Houve uma redução absurda de casos de meningite, poliomielite, difteria, tétano, sarampo. A poliomielite era um horror nos anos 1940 e 1950”.

Segurança das vacinas e queda da cobertura vacinal

“Se existe um cuidado, um rigor, uma seriedade em relação a alguma coisa é com vacina. No momento que começa a cair a cobertura e começa a aumentar o número de pessoas não vacinadas, aumenta e muito o risco de alguém que tenha a infecção e espalha pra todos. A gente tem um enorme risco de ter um retrocesso e voltar ao que vivemos 30 atrás e não tenho saudades dessa época. Muitas crianças foram a óbito sem ter precisado, se tivesse tido vacina. É de interesse, de saúde pública fazer a prevenção das doenças graves”.