Diácono Antonio Fabri é congratulado com Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

por Alanis Cavalheiro última modificação 25/08/2023 13h40
Solenidade realizada quinta-feira, 24, foi proposta pelo presidente da Câmara, João Morales

Foto: Silvio Vera - Câmara Foz

Como reconhecimento pelas relevantes realizações na comunidade católica, desde o comprometimento com a formação religiosa até o protagonismo na criação da Paróquia São Pedro em Três Lagoas, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou uma sessão solene de entrega do Título de Cidadão Honorário ao Diácono Antonio Fabri. O evento aconteceu na quinta-feira, 24 de agosto, e contou com a presença de autoridades e demais membros da congregação. Assinado pelo presidente da Poder Legislativo, João Morales (União Brasil), o projeto teve aprovação unânime dos vereadores. Na ocasião, a Casa de Leis também prestigiou a execução do Hino Nacional e do Hino de Foz do Iguaçu pela banda da Guarda Mirim.

Um propósito com a comunidade católica

A trajetória de Antonio Fabri é inspiradora pela notável dedicação à comunidade católica em Três Lagoas. Desde a chegada em 1966, aos 13 anos de idade, juntamente com a família, o homenageado cultivou uma forte ligação por meio da fé e espiritualidade, participando ativamente da comunidade. Além de ajudar na oração do terço aos domingos e receber formação religiosa, ele teve um papel fundamental na criação da Paróquia de São Pedro em 1993. O comprometimento com o catolicismo também o levou a se tornar Diácono Permanente após ordenação em 2020. Desempenha o papel como Cristo-Servo, estando a serviço de cada comunidade e cristão, cumprindo uma vocação que abrange os pilares familiar, profissional e eclesiástico.

Para o proponente, a honraria ao Diácono é mais do que justa e realizada em uma data de grande importância também, exatamente no dia do aniversário dele. “É uma alegria muito grande poder homenagear uma pessoa como o senhor Antonio Fabri. Uma pessoa que tem um vínculo muito forte com minha vida e família, minha formação como cidadão, membro da comunidade religiosa”, declarou João Morales, destacando os feitos do homenageado que é pai, esposo e avô. Fabri dedicou parte da vida também como catequista e palestrante em grupo de jovens.

Emocionado, Morales relembrou: “No funeral do meu pai, eu olhei para ele e disse ‘eu não tenho mais a pessoa do meu pai aqui, mas o senhor contribuiu muito com a minha vida e eu gostaria de chamar o senhor a partir de hoje de ‘paizinho’’, e o senhor não hesitou. Sempre falou com muito orgulho que eu poderia ser seu quarto filho sem problema nenhum”.

Bispo ressalta ação missionária do diácono

O Bispo Diocesano e também Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, Dom Sergio de Deus Borges, parabenizou e reconheceu os feitos de Antonino Fabri como missionário. “É muito bonito esse testemunho de quem deixa se moldar pela palavra. Ela é eficaz, precisamos abrir nosso coração a ela. E o senhor é um exemplo de que a palavra de Deus é eficaz”, disse o bispo.

Em agradecimento, o Diácono recordou momentos da trajetória e amizades que conquistou ao longo da vida e da missão. “Faço isto com muito amor, com muita vontade”, expressou ao lembrar que o diaconato vai além da igreja, e citando incontáveis vezes em que esteve à serviço da comunidade, como no período da pandemia que resultou em grandes crises e, ao presenciar famílias necessitadas, que ajudou a socorrer.

Durante a cerimônia da entrega do Título de Cidadão Honorário ao Diácono Antonio Fabri, participaram da mesa de honra: o presidente João Morales; Bispo Diocesano e Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, Dom Sérgio de Deus Borges; Representando o Comando da Capitania Fluvial do Rio Paraná, Alexandre Pascoal Adriano; Coordenadora da Pastoral e Mobilidade da Paróquia São Paulo do Bairro Maracanã, Irmã Lurdes; Representando os seminarista que compareceram à solenidade, o Seminarista do Seminário Maior, em Cascavel, Dyetry Miranda; vereadora Anice Gazzaoui (PL); e vereador Ney Patrício (PSD).

Também registraram presença na solenidade: o ex-vereador Agenor Miranda; Aldino Lourenço Cardias, representado a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; Antonio Quirino Ferreira, presidente do Lions Clube; Dulce Wernke do projeto Aprendendo a Viver; e oDiácono Permanente da Paróquia Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Álvaro Paglioto.

MAIS FOTOS DA SOLENIDADE