Diretor do Hospital Municipal esclarece questionamentos de vereadores

por Diretoria de Comunicação última modificação 25/02/2022 11h50

O diretor da Fundação Municipal de Saúde, Dr.Amon Mendes esteve, no último dia 23, na Câmara de Foz para esclarecer questionamentos dos vereadores. O presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício acompanhou a reunião. Estiveram presentes os vereadores: Anice Gazzaoui (PL), Valdir de Souza Maninho (PSC), Galhardo (Republicanos), Cabo Cassol (Podemos) e João Morales (DEM).

O convite ao diretor partiu das comissões de Educação, Cultura, Assistência Social, Esporte, Saúde e Defesa do Cidadão, formada por Maninho (presidente), Yasmin Hachem (membro) e Alex Meyer (membro) e Especial de Combate ao Covid 19, composta por Anice Gazzaoui (presidente), Maninho (relator) e Jairo Cardoso (membro).

Dentre os temas abordados estavam: questionamentos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores da área da Saúde em Foz do Iguaçu (Seesfir) e gestão da unidade hospitalar, bem como o atendimento na ala da covid-19.“Temos mais de 1.500 funcionários e as falhas em fechamento de folha ocorreram pela mudança que houve no sistema de pagamento. Muitos eram feitos de forma manual por planilhas e a partir do momento que passou a ser de forma digital, por ponto eletrônico, houve sim falhas no processo, mas o quantitativo não era expressivo diante do total dos nossos funcionários”, explicou Dr. Amon.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) afirmou: “Tivemos a informação que infelizmente foram descredenciados leitos de enfermaria pelo Governo do Estado, mas tivemos a informação que os de UTI não foram. Também buscamos outras informações em relação aos internados, como está a logística para atender os pacientes covid”, pontuou.

Outros apontamentos com relação à gestão do HM, feitos pelo gestor da unidade, foram: redução da folha de pagamento, com ajustes em relação às horas extras; implementação do processo 100% digital; redução também do custo dos insumos hospitalares e busca para instalação de placas solares no hospital e UPAs para otimizar consumo de energia.