Discussões sobre a localização do novo Porto Seco lotam o Plenário da Câmara

por Alanis Cavalheiro última modificação 12/04/2023 10h26
Proposição do vereador Kalito Stoeckl (PSD), subscrita pelo parlamentar Adnan El Sayed (PSD), ocorreu nesta segunda (10/04)
Discussões sobre a localização do novo Porto Seco lotam o Plenário da Câmara

Foto: CMFI

Em atendimento ao requerimento n°154/2023, de autoria do vereador Kalito Stoeckl (PSD) e subscrita pelo vereador Adnan El Sayed (PSD), foram discutidos assuntos inerentes à nova localização do Porto Seco anunciado no município. O tema, julgado de grande relevância para a população, foi abordado na Audiência Pública, que se iniciou às 18h30min e lotou o Plenário do Legislativo de Foz do Iguaçu nesta segunda-feira, 10 de abril.

O debate foi aberto pelo Presidente da Casa, vereador João Morales (União) e posteriormente conduzido pelo proponente, vereador Kalito, que juntamente a mesa de autoridades, ouviu as demandas de diversas comunidades. Dentre elas, estavam os moradores do Bairro Cognópolis e representantes de bairros próximos: Jose do Arte (Associação de Moradores do Jardim São Roque); Ageu Dias (Associação de Moradores do Jardim Copacabana); e Noel Dias Duarte (Associação de Moradores Jardim D. Fátima I e II e Jardim Dom Miguel).

Apresentados informativos, como os que citam o Mapa do Edital da RFB e as três áreas sugeridas para construção do novo Porto Alfandegado, foram expostos pareceres no que diz respeito à construção na área denominada “3”, que é uma área urbanizada. Durante a Audiência Pública, Rosa Imar Dias da Silva, Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Cognópolis (AMAC), fez o uso da tribuna como expositora e apresentou um abaixo-assinado com 2.074 assinaturas contra a construção do Porto Seco em áreas urbanas ou que afetem a mobilidade da população.

O Arquiteto e urbanista, Alexandre Martins Balthazar, que é Coordenador de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Descomplica UniAmérica, explicou que “a ampliação do Porto Seco é muito bem-vinda. Foz deu um salto muito grande no desenvolvimento econômico e sustentável. O que colocamos como questão chave é onde”, apresentando impactos negativos à cidade se o porto alfandegado fosse construído em um local inadequado. Em um consenso com especialistas, Alexandre alertou que o Porto Seco deve ser nas proximidades da BR-277 (saída da cidade), assim não interferindo na expansão urbana do município e contribuindo para o Porto Intermodal.

Leandro Teixeira Costa, Secretário Municipal de Planejamento e Captação de Recursos que esteve representando o Chefe do Poder Executivo, e também expositor nesta Audiência Pública, apontou as dificuldades enfrentadas pelo município em alguns setores: “Se hoje pesquisarmos as grandes cidades do Paraná, Foz do Iguaçu é a única cidade que não tem um instituto de planejamento e pesquisa urbana que tem esse trabalho de pensar 24 horas na cidade a longo prazo. Aí a gente acaba sofrendo com algumas grandes obras ou obras estruturantes que precisam implantar, e estão sendo implantadas no município, que já nascem com problemas”, comenta o expositor, Leandro, em referência a Perimetral Leste que no futuro poderá operar com um fluxo semelhante ao da Avenida Paraná.

Composição da mesa

Participaram da composição da mesa: Paulo Sergio Cordeiro Bini, Delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu; Leandro Teixeira Costa, Secretário Municipal de Planejamento e Captação de Recursos, em representação ao Chefe do Poder Executivo; Robson Lima Souza, Diretor Superintendente do Foztrans; Dimas Cesar Bragagnolo, Diretor Executivo da ACIFI; Celso Antonio Callegario, Presidente do SINDIFOZ – Sindicato das Empresas de transportes rodoviário de cargas de Foz do Iguaçu e região; Alexandre Martins Balthazar, Arquiteto e urbanista, Coordenador de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Descomplica Uniamérica; Rosa Imar Dias da Silva, Presidente da AMAC – Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Cognópolis; José do Arte, Presidente da Associação de Moradores Jardim Residencial São Roque I, II e III, Jardins Niterói, Vitória e Vila Florata; Noel Dias Duarte, Presidente da Associação de Moradores do Jardim Dona Fátima I e II e Dom Miguel; Presidente da Casa de leis, João Morales, e vereadores: Cabo Cassol e Marcio Rosa.


CLIQUE PARA VER AS FOTOS DA AUDIÊNCIA