Dr.Aiex, médico psiquiatra e defensor de políticas públicas de saúde mental, é mais novo cidadão honorário de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 20/03/2023 10h50
Solenidade lotou plenário da Câmara de Foz

Foto: Christian Rizzi -Câmara Foz

De casa cheia, a Câmara de Foz reconheceu, na sexta-feira, 17 de março, com título de cidadão honorário do município, o trabalho e vida do médico psiquiatra José Elias Aiex Neto, que se destacou pela sua ampla atuação na área de políticas públicas de saúde mental e também por ser defensor incansável dos Direitos Humanos. A solenidade, proposta pelo vereador Adnan El Sayed (PSD), foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador João Morales (União).

O evento contou a presença de familiares, amigos, entidades sociais; médicos; representantes do Centro de Direitos Humanos; representante da Igreja Anglicana; de terreiro de umbanda. O Diretor-Geral de Itaipu, Ênio Verri, mandou uma mensagem parabenizando o médico pela honraria recebida.

Dentre os vereadores estavam também: Jairo Cardoso (União)- 1° secretário da Casa, que realizou a leitura do pergaminho; Marcio Rosa (PSD), vereadoras: Protetora Carol Dedonatti (PP) e Yasmin Hachem (MDB). O vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio, também estava presente.

Mário Sérgio Cerci, professor do curso de medicina da UFPR, falou na tribuna, prestando homenagem ao amigo de turma de faculdade, Dr Aiex. “Sou felizardo de conviver com Aiex há praticamente 50 anos e posso testemunhar que ele sempre uma pessoa que nunca mediu esforços para ajudar os menos favorecidos. Sei dos valores que ele segue e sempre seguirá”.

O presidente da Casa, vereador João Morales (União), ressaltou: “eu, desde menino, ouço falar do Dr. Aiex. Foz se alegra em ter o senhor como cidadão honorário. É uma justa homenagem e o mínimo que podemos fazer”.

A entrega do pergaminho foi feita pelo proponente, vereador Adnan El Sayed (PSD) e também pelo presidente do Legislativo, vereador João Morales (União).

O vereador Marcio Rosa (PSD) afirmou: “lembro do senhor, em especial, que é alguém que lutou para ser mais humano e que todos fossem iguais. Dessa vida só se leva a vida que se leva. Parabéns ao Dr. Aiex, um grande pai, grande amigo e grande homem”.

Pronunciamento do mais novo cidadão honorário de Foz

“Agradeço e saúdo a todos aqui presentes, não esperava. Agradeço a minha família, amigos, médicos, agradeço a todos que vieram e tenho certeza que vieram aqui com a intenção de confraternizar conosco. Cabe a mim aceitar essa homenagem com muita alegria. Sou miscigenação, que é a marca do nosso povo. Eu escolhi como causa  de vida os portadores de sofrimento psíquico”.

Ele encerrou seu discurso, memorando as lutas da vida, com trechos da canção de Milton Nascimento: “Eu Caçador de mim e “Seguindo em frente”, de Almir Sater.

Pronunciamento do proponente da honraria

O proponente da honraria, vereador Adnan El Sayed (PSD), relatou um pouco da história de como surgiu a ideia de homenagear Dr. Aiex. “Ele merece esse prêmio, meu pai também sempre dizia: leia algum livro dele, vai te agradar bastante. Fiquei com esse nome no imaginário até que depois de adulto nos encontramos em várias lutas. A quantidade e qualidade dos presentes aqui é a prova que nossa decisão foi correta. Temos de valorizar quem contribuiu com Foz, o que temos de mais rico: as pessoas que lutam em nossa cidade, que dedicaram suas vidas por uma causa. Por isso, a homenagem ao Dr. Aiex é a toda uma geração que o acompanha e está aqui presente. Esse gesto profundo, simbólico é concreto, de prestígio e de admiração que todos nós temos pelo senhor. A maior glória de um povo são pessoas que contribuem para desenvolvimento econômico e social da nação. Obrigado por tudo o que o senhor fez, por Foz e pela humanidade”.

História de vida

Com diversos feitos em prol da saúde, Dr. Aiex se mostrou uma figura importante na linha de frente da luta pela implementação e defesa do Sistema Único de Saúde – SUS. Por aproximadamente 30 anos, se dedicou nos cuidados à saúde mental da comunidade iguaçuense, tendo dois vínculos de servidor público municipal em Foz do Iguaçu desde 1992. No mesmo ano, atuou como Secretário Municipal de Saúde, entre maio e dezembro. De janeiro de 2005 a setembro de 2007, foi Secretário Municipal Antidrogas – sendo o primeiro a ocupar tal cargo no Brasil.
Entusiasta das discussões sociais e inclusão dos menos favorecidos, Aiex tem 6 livros publicados e já correspondeu inúmeras vezes a diversos veículos de comunicação do Brasil, com mais de 600 cartas publicadas em revistas como: IstoÉ, Época e Veja, e em jornais como Folha de São Paulo, sendo neste último também publicados artigos.
Nascido em Sertanópolis, no norte do Paraná, José Elias Aiex Neto é formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (1975), com especialização em psiquiatria (1978). Aiex é casado com Jane Eliza Demarco Aiex e pai de dois filhos, Antônio Emílio e Isabele.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS DO EVENTO