Dr. Aiex, psiquiatra renomado, será o novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu

Título será entregue nesta sexta-feira, 17 de março 2023, às 18h30
Dr. Aiex, psiquiatra renomado, será o novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu

Foto: Arquivo Pessoal

A Câmara Municipal realizará a entrega do título de cidadão honorário ao médico psiquiatra José Elias Aiex Neto, conhecido como Dr. Aiex. A honraria foi proposta pelo vereador Adnan El Sayed (PSD) e subscrita pelos vereadores: Alex Meyer (PP), Cabo Cassol (Podemos), Edivaldo Alcântara (PTB), Galhardo (Republicanos), Jairo Cardoso (União), João Morales (União), Kalito (PSD), Marcio Rosa (PSD), Ney Patrício (PSD), Rogério Quadros (PTB), e pelas vereadoras: Anice Gazzaoui (PL) e Yasmin Hachem (MDB). O evento, que acontece nesta sexta-feira, às 18h30min, no plenário da Câmara, será transmitido ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo: Facebook e Youtube.

Com diversos feitos em prol da saúde, Dr. Aiex se mostrou uma figura importante na linha de frente da luta pela implementação e defesa do Sistema Único de Saúde – SUS. Por aproximadamente 30 anos, se dedicou nos cuidados à saúde mental da comunidade iguaçuense, tendo dois vínculos de servidor público municipal em Foz do Iguaçu desde 1992. No mesmo ano, atuou como Secretário Municipal de Saúde, entre maio e dezembro. De janeiro de 2005 a setembro de 2007, foi Secretário Municipal Antidrogas – sendo o primeiro a ocupar tal cargo no Brasil.

Entusiasta das discussões sociais e inclusão dos menos favorecidos, Aiex tem 6 livros publicados e já correspondeu inúmeras vezes a diversos veículos de comunicação do Brasil, com mais de 600 cartas publicadas em revistas como: IstoÉ, Época e Veja, e em jornais como Folha de São Paulo, sendo neste último também publicados artigos.

Nascido em Sertanópolis, no norte do Paraná, José Elias Aiex Neto é formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (1975), com especialização em psiquiatria (1978). Aiex é casado com Jane Eliza Demarco Aiex e pai de dois filhos, Antônio Emílio e Isabele.