Durante visita, vereadores anunciam auxílio ao Hospital Municipal

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/09/2018 13h47
Dentre as preocupações está a manutenção de financiamento da unidade a partir do próximo ano; Vereadores devem destinar emendas para aquisição de equipamentos
Durante visita, vereadores anunciam auxílio ao Hospital Municipal

Foto: Assessoria Ver. Rosane Bonho

O presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Rogério Quadros e os vereadores integrantes da Comissão de Saúde, presidida pela vereadora Rosane Bonho visitaram o Hospital Municipal na tarde de quarta-feira (12). Recebidos pela direção e equipe técnica, os parlamentares foram em todos os setores clínicos e de diagnóstico. A comitiva conheceu melhor as rotinas e as demandas do hospital. Na oportunidade, os vereadores anunciaram apoio às causas da unidade hospitalar e auxílio, dentre eles a destinação de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos para os leitos de UTI.

De acordo com o presidente da Câmara, há uma preocupação grande dos vereadores com a saúde pública. “É um tema que constantemente é debatido no Legislativo. No momento, estamos nessa parceria com as instituições, estreitando o diálogo com importantes  setores, sendo a saúde uma das áreas prioritárias. Estamos conhecendo a realidade do dia a dia e debatendo as soluções para melhorias no atendimento”, destacou Rogério Quadros.

Além de Rosane e Rogério, participaram da comitiva os vereadores Tenente-Coronel Jahnke, Adenildo Kako, João Miranda, Inês Weizemann e João Sabino.

Aproximação com o Legislativo

O diretor-geral do hospital, Sérgio Fabriz; o diretor técnico, médico Fábio Marques e as chefias dos setores de enfermagem e administrativo receberam os vereadores com satisfação. “Essa visita é muito importante para a gente aproximar ainda mais do Legislativo. Já tivemos uma reunião recente em que a equipe do hospital foi até a Câmara e agora os vereadores vieram ao hospital. As emendas sugeridas aqui são muito importantes porque vão auxiliar em equipamentos de UTI num primeiro momento para ter mais tecnologia e reduzir o nosso custo com aluguel de equipamentos”, destacou Sérgio Fabriz.

A ideia de destinação de emendas orçamentárias impositivas dos vereadores será para aquisição de 15 kits para os leitos de UTI. Cada kit é composto de cama elétrica, monitor multiparâmetro, respirador e poltrona. O valor aproximado é de R$ 110 mil cada um.

Emendas para equipamentos

A presidente da Comissão de Saúde, Rosane Bonho, disse que a visita foi verificar in loco e levar imagens e o relato aos demais vereadores. “Em conjunto queremos falar sobre as tratativas das nossas emendas destinando os kits. Como somos 15 vereadores, nesse ano a ideia é canalizar emendas para 15 kits e no ano seguinte também totalizando ao final 30 novos conjuntos desses equipamentos” comentou Rosane.

A vereadora Inês Weizemann conhece a realidade hospital porque ano passado foi prefeita interina e secretária de saúde. “Hoje estivemos nos vários setores, inclusive na UTI geral, onde os equipamentos são alugados. Há um custo mensal (R$ 180 mil). Por isso, a intenção dos vereadores é direcionar as emendas para compra dos leitos e assim o hospital não precisará mais pagar aluguel”, completou Inês.

Financiamento do hospital

O financiamento para manutenção do Hospital a partir de 2019 é outra preocupação. Nesse sentido, o presidente da Comissão Mista da Câmara, vereador Tenente-Coronel Jahnke, comentou que os vereadores, junto com o Poder Executivo, “devem buscar os entendimentos para que o Estado prossiga com o aporte financeiro mensal como ocorre atualmente”. Segundo ele, o objetivo é permitir que o hospital siga avançando no atendimento e que não haja descontinuidade nos serviços.

“A finalidade da visita foi para que conhecêssemos a realidade e ver o que podemos melhorar.  Vemos que o hospital está funcionando a contento, a população está sendo atendida e as demandas tem tido respostas satisfatórias. Com certeza, a partir disso, as melhorias que poderemos ter será de grande benefício para a nossa comunidade”, complementou Jahnke.

Clique aqui para mais fotos