Em concurso público, Foz do Iguaçu aplica lei que isenta da taxa de inscrição mulheres vítimas de violência doméstica

por Elaine Macena última modificação 22/09/2023 13h12
Lei da vereadora Protetora Carol foi colocada em prática em concurso da Prefeitura

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Uma iniciativa da vereadora Protetora Carol (PP), em apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, foi aprovada na Câmara Municipal e o projeto transformado na lei nº 103/2022. A administração municipal colocou em prática o benefício de isenção da taxa de inscrição em concurso público da prefeitura que está em fase de realização para vagas de merendeiras e motoristas de transporte escolar. Seguindo as normas de concursos, foi concedido período de tempo, encerrado dia 17, para requerimento da isenção. Para inscrições pagando valores normais o prazo segue até o dia 1º de outubro.

O projeto originário, aprovado por unanimidade na Câmara, teve assinaturas também dos vereadores Cabo Cassol (Podemos), Dr. Freitas (PSD), Galhardo (Republicanos), Ney Patrício (PSD) e Rogério Quadros (PTB). “Estamos felizes porque essa medida tem o objetivo de isentar a taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos municipais para mulheres nessas circunstâncias, vítimas de violência doméstica. O sentido é apoiar incentivando estas mulheres a participar destas oportunidades de emprego e assim garantir a independência financeira”, disse a vereadora Protetora Carol.

A participação no mercado de trabalho ajuda na recuperação, inclusive, da autoestima da mulher. “Essas mulheres comprovadamente vítimas de violência, tiveram a oportunidade de pedir a isenção (dentro do prazo) da taxa, que no caso desse concurso é de R$ 120, valor importante para quem precisa. Esse foi o primeiro e de agora em diante valerá para todos os concursos e testes seletivos. Então a ideia do projeto e o objetivo é justamente esse, ajudar essas mulheres e auxiliar para que elas tenham essa independência financeira e não precisem mais ficar no mesmo ambiente e ficar dependendo financeiramente dos seus agressores”, concluiu Protetora Carol.