Emenda da vereadora Yasmin garante avanços na capacitação para atendimento de pessoas com TEA
Por meio de uma emenda impositiva de autoria da vereadora Yasmin Hachem (MDB), as secretarias municipais de Saúde e de Educação irão realizar capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA. A emenda n° 203/2021 foi pensada com o intuito de contribuir com a causa, possibilitando a contratação de agentes capacitadores para professores, profissionais da área da saúde e responsáveis de crianças e adolescentes com a condição. O primeiro treinamento será no sábado, 17, a partir das 8h, no auditório Descomplica/Uniamérica.
Convidada a compor a mesa de solenidade do evento de abertura oficial no sábado, 17, Yasmin explicou que a capacitação tem como base os setores da educação, saúde e familiar. Inicialmente, o treinamento é voltado aos professores no trabalho e promoção de brincadeiras, técnicas de organização, contato com ambientes diversos e a comunicação em geral. Em seguida será destinado à atenção primária, durante o primeiro contato dos responsáveis na busca pelo diagnóstico e como profissionais da saúde podem contribuir positivamente na conscientização e sensibilização com o tema.
Por fim, o setor familiar deverá receber capitações para a convivência e tratamento de pessoas com TEA. Yasmin também reiterou que o projeto foi montado em conjunto, mas é liderado pela Diretoria da Saúde Mental e Residências Multiprofissionais.