Empresário da comunidade libanesa, Hussein Dia, é o novo Cidadão Honorário de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 21/02/2020 11h07
Homenagem foi proposta pela vereadora Anice e concedida em solenidade nesta quinta-feira (20/02)

O empresário da comunidade libanesa, Hussein Khalil Dia, é o novo Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. “Esse título muito me honra, mas me comove pelas lembranças que me traz. Morei sete anos na República do Congo, que vivia várias instabilidades políticas e depois disso vim para Foz do Iguaçu, que é minha casa. Foz me mostrou a vida, me fez ver um Brasil muito lindo. Aqui formei minha família, meus filhos, me fortaleço com meu passado. Vivo com o presente e olho para o futuro. Foz do Iguaçu cada vez dá mais exemplo do convívio das nações. Agradeço a Deus por tudo que tem me proporcionado. Deixo minha solidariedade à República da China, que neste momento luta contra o Coronavírus”, declarou Hussein, após receber o título de cidadão honorário do município.  A congratulação de Hussein foi proposta pela Vereadora Anice Gazzaoui e a solenidade foi conduzida pelo Presidente da Câmara de Foz, Vereador Beni Rodrigues.

A proponente da honraria, vereadora Anice Gazzaoui destacou: “Minha vontade era de homenagear todos da nossa comunidade. Eu sou de origem libanesa e tenho uma gratidão muito grande. Fico muito feliz de fazer essa homenagem a você, Hussein. Agradeço a presença de todos presentes, familiares, amigos também”.

A cerimônia foi abrilhantada pela sobrinha de Hussein, Jasmine Dia, cantando a música Hallelujah. Ele também agradeceu às autoridades, familiares e amigos que o prestigiaram no momento. Hussein é empresário, naturalizado brasileiro e com um histórico de realizações na construção de valores e experiência no comércio. Diversos projetos sociais apoiados pelo homenageado, autoridades, políticos, amigos, falaram no vídeo exibido durante a cerimônia na homenagem ao mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu.

História

Dentre as funções já desempenhadas por Hussein está a de Cônsul adido da Albânia no Paraná, membro fundador da Aliança Líbano/Paraguai, Conselheiro da presidência da Câmara dos Deputados no Paraguai em 2009 e 2010, e Promotor da visita oficial do Parlamento Paraguaio ao Parlamento Brasileiro. Os assuntos tratados visavam o bem dos dois países.

Com uma história de 30 anos de trabalho, dedicado ao desenvolvimento do comércio, gestão de relações governamentais e não governamentais (ONGs) e relações diplomáticas, Hussein dedicou os últimos 23 anos entre Brasil, Paraguai, China, Coreia do Sul e Hong Kong.

Mais fotos da solenidade em "fotos do dia": https://bit.ly/2wrbW7M

Assista à reportagem da TV Câmara: