Empresário Gelson Werminghoff é o mais novo Cidadão Honorário de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 23/02/2024 12h23
Honraria proposta pelo vereador Marcio Rosa foi entregue em sessão solene conduzida pelo presidente da Câmara, João Morales
Empresário Gelson Werminghoff é o mais novo Cidadão Honorário de Foz

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara de Foz do Iguaçu realizou, nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Honorário a Gelson Werminghoff, empresário hoteleiro da cidade, em atendimento ao Decreto Legislativo 17/2023. A sessão foi conduzida pelo presidente da casa, vereador João Morales (União Brasil) e contou com a presença dos vereadores Marcio Rosa (PSD), proponente da honraria e Ney Patrício (PSD), que fez a leitura do pergaminho.

“O senhor escreveu uma história, teve a oportunidade de apagar o que foi mal escrito e deixou uma marca que não representa apenas o Gelson, mas a família em Foz do Iguaçu. O senhor teve uma mão que caminhou contigo que foi a mão de Deus”, declarou o vereador Marcio Rosa, autor da homenagem.

Após receber o título, o congratulado agradeceu na tribuna da Casa. “Quero dizer a todos que receber o título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu é motivo de muito orgulho. Sou realmente um grande privilegiado. Como caminhar e até onde caminhar? Depende muito da ajuda dos nossos amigos. Sem isso, não conseguimos. Essa é a somatória que me faz caminhar e crescer”, declarou o mais novo Cidadão Honorário de Foz.

O presidente da Câmara, João Morales, fez o encerramento da cerimônia, que foi abrilhantada pela banda do 34° BIMEC. “Agradeço a oportunidade de darmos esse reconhecimento pela Casa de Leis, uma homenagem justa. O conheci ainda quando eu era despachante aduaneiro. Hoje Deus nos proporcionou esse reencontro e ficamos muito felizes. Que esse título seja mais um de muitos que virão porque o senhor ainda é jovem e tem a contribuir com Foz e o Paraná porque a bondade e generosidade estão no seu coração”, disse Morales.

História

Gelson é natural de Erechim, Rio Grande do Sul, Gelson Werminghoff chegou a Foz do Iguaçu em 1964 com 7 anos de idade. É filho de Aderico Werminghoff e Gema Werminghoff (in memoriam). Casado com Eliane de Andrade Cruz, com quem tem dois filhos: Victor de Andrade Cruz Werminghoff e Mateus de Andrade Cruz Werminghoff.

Saiu com seus pais, juntamente com seus irmãos, Getulio Carlos Werminghoff (in memoriam), Rosicler Werminghoff da Silva e Oto Werminghoff, de sua cidade natal e chegou em Foz do Iguaçu. Na fase da infância, estudou nos colégios Ponte da Amizade, Bartolomeu Mitre e Monsenhor Guilherme. Após, formou-se bacharel em Ciências Contábeis.

Estabeleceram-se na Rua Edmundo de Barros, em frente ao antigo Oeste Paraná Clube. Sempre tendo o espírito empreendedor, ali começaram com um restaurante no Hotel Santa Felicidade, permanecendo até 1966. De 1967 a 1968, empreendendo em um novo endereço na Avenida Brasil, no hotel e restaurante Rex. Em seguida, o Diplomata hotel com restaurante. Após, juntamente com seus pais, o Hotel Presidente, posteriormente alterado para Foz Presidente Hotel, do qual atualmente é sócio quotista.

O campo da política sempre teve atuação importante em sua vida. Desde os 23 anos, participou do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ocupando cargos de presidência da Juventude, secretário no âmbito municipal, chegando, devido a sua impecável atuação, à presidência do partido, e mais tarde, foi lançado ao cargo de vice-prefeito.

Aos 37 anos, do período de 1993 a 1996, foi vice-prefeito de Foz do Iguaçu, assumindo, inclusive como prefeito em exercício em diversas oportunidades. Sempre foi um vice atuante em prol dos objetivos dos cidadãos iguaçuenses, reunindo-se constantemente com figuras importantes e participando de reuniões e congressos, tudo com o objetivo de trazer ao município convênios e investimentos. Dentre seus diversos feitos nesse cargo, estes se destacam: realizava constantemente vistoria em obras da Prefeitura, para garantir a qualidade necessária à população; participou de encontros para trazer parcerias com a China e atrair investimentos e de discussões sobre a segunda ponte Brasil/Paraguai (30 anos atrás já havia o esforço para esse projeto ser iniciado) e da reunião que resolveu o impasse da BR-277 e Avenida JK (devido a essa atuação, o projeto foi concluído em um curto período).

Clique aqui para mais fotos da solenidade