Envolvida na luta contra o trabalho infantil, Desembargadora Rosemarie Diedrichs é a nova cidadã honorária de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 16/08/2019 10h38
Honraria, proposta pelos vereadores Edson Narizão e Marcio Rosa, foi entregue nesta manhã (12/08)

Em um discurso que enalteceu o papel do professor e a educação para o desenvolvimento do país, a Desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão foi congratulada com o Título de Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu, em solenidade nesta segunda-feira, 12 de agosto, no plenário da Câmara Municipal. A homenagem foi concedida pelo vereador Edson Narizão, com coautoria do vereador Marcio Rosa.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades: Prefeito Chico Brasileiro, Desembargador Ruy Muggiati (também cidadão honorário de Foz), Fernando de Paula Xavier (Representando o TJ-PR), Breno Medeiros (Ministro do TST) e os vereadores Beni Rodrigues, Anice Gazzaoiu, Elizeu Liberato, Nanci Rafagnin Andreola, Edson Narizão, Rosane Bonho, Rogério Quadros, Jeferson Brayner, Marcio Rosa e João Miranda.

O pergaminho concedendo a homenagem à Desembargadora Rosemarie foi lido pela 1ª Secretária da Casa de Leis, vereadora Rosane Bonho e entregue pelo Presidente do Legislativo, vereador Beni Rodrigues e pelos autores Edson Narizão e Marcio Rosa. Ao usar a palavra, o vereador Narizão destacou “a honra e felicidade em transmitirmos essa homenagem”.

O vereador Marcio Rosa foi à tribuna externar os motivos pelos quais a desembargadora foi escolhida. “Tenho certeza que a senhora construiu sua história junto com Foz. A senhora é uma pessoa que faz acontecer. Destaco aqui a importância de ser cidadã honorária e o compromisso com a terra e com o povo acolhedor dessa cidade. A luta, quando é pelo bem coletivo vale à pena”, afirmou Marcio Rosa.

O prefeito Chico Brasileiro compareceu à cerimônia e falou na tribuna em nome do Poder Executivo. “Temos o dever de defender os poderes. Em uma sociedade democrática, não se dissolve nenhum elemento de seu Poder Judiciário. Precisamos de pessoas que deem o melhor de si. A escolha de homenagear uma pessoa é por uma história de vida. Foz se construiu com muitos corações de pessoas que se dedicaram imensamente. A Dra. Rosemarie teve presente marcante na história de nossa cidade, até porque ela esteve nos primórdios da Justiça do Trabalho em nosso município”, acrescentou o prefeito.

O Ministro do TST, Breno Medeiros, enfatizou que “esse reconhecimento do trabalho de alguém que não é político é muito importante. É uma caminhada junto com uma cidade que mora no coração da Desembargadora Rosemarie”.

Após a entrega do Título, a Desembargadora foi à tribuna da Casa agradecer pela honraria. “Peço licença para saudar a classe dos professores, quisera eu estar no centro das decisões das políticas públicas para este país e conceder a maior remuneração do Brasil aos professores”, citou.

Em seu discurso, a homenageada também memorou um pouco da história de Foz do Iguaçu, destacando que “é dever de qualquer cidadão brasileiro, nascido ou não aqui, que receba uma honraria como essa”. E finalizou: “Sinto-me reconhecida por ter contribuído com o avanço social e jurídico de Foz do Iguaçu. Agradeço a todas as autoridades presentes e a minha equipe”.

Fotos da Sessão Solene desta segunda-feira, 12 de agosto, disponíveis em "Fotos do dia": https://bit.ly/2VU5LB5

Assista ao vídeo: