Excepcionalmente, feriados de 10 e 24 de junho serão pontos facultativos este ano em Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/06/2020 13h16
Medida visa atenuar impacto da crise econômica causada pela pandemia, uma vez que comércios, opcionalmente, poderão abrir

Os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram em sessão extraordinária nesta sexta-feira, 05 de junho, o projeto de lei (59/2020), de autoria do Executivo, que transforma os feriados de 10 de junho (aniversário do município) e 24 de junho (Dia de São João, padroeiro da cidade), como pontos facultativos. A medida permite funcionamento opcional dos estabelecimentos comerciais. Válida excepcionalmente para esse ano, a alteração busca amenizar os impactos da crise econômica que se abateu e seguirá por mais um tempo, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Com aprovação do Legislativo, a matéria segue para sanção do Prefeito e publicação em Diário Oficial.

O relator do projeto nas comissões reunidas da Casa, vereador Elizeu Liberato se manifestou: “O projeto encaminhado pelo Executivo que transforma esses dois feriados em pontos facultativos tem o objetivo de que o comércio, os empresários que já tiveram prejuízo com fechamento anterior, que possam abrir sem nenhuma penalidade”, explicou Elizeu.

“O projeto trata-se de uma medida, em caráter excepcional, válida somente para este ano, para que possamos ter o necessário enfrentando da crise. Há muitas pessoas desempregadas por conta da pandemia. Passamos por momento de quarentena. Foz do Iguaçu vem tomando todos os cuidados necessários e controlando a pandemia”, acrescentou o vereador Marcio Rosa (PSD).

Para o vereador Rogério Quadros (PTB), “neste momento em que buscamos o equilíbrio entre a preservação da vida e da atividade econômica, isso traz mais um gás para a economia. É a Câmara auxiliando esse momento difícil que estamos passando”

O líder do Executivo na Câmara, vereador Jeferson Brayner (PSD), também se manifestou: “Quero agradecer a todos que foram rápidos na análise da matéria, entendendo a necessidade do projeto que o Prefeito Chico Brasileiro colocou em relação aos comerciantes e empresários. A Câmara está empenhada em fazer com que a cidade possa entrar nesse crescimento. Levamos um impacto, com muitas pessoas tendo que fechar seus comércios. Uma medida dessa ajuda a amenizar”.

O Vereador Celino Fertrin (Podemos) pontuou que o Executivo também dialogou com a Igreja Católica sobre o feriado de padroeiro da cidade. “Um dos feriados é católico, o do dia de 24 de junho é dia de São João Batista, em que o Prefeito consultou a Igreja Católica, por meio do Bispo Dom Sérgio. A Igreja não se opôs em o feriado se tornar ponto facultativo, em virtude da pandemia”.

registrado em: