Fábio Tamura, delegado-chefe da PF, é o mais novo cidadão honorário de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 01/03/2023 12h48
Fábio Tamura, delegado-chefe da PF, é o mais novo cidadão honorário de Foz

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara Municipal entregou nesta manhã de quarta-feira, 1° de março, o título de cidadão honorário ao delegado-chefe da Polícia Federal de Foz, Fábio Seiji Tamura. O título foi concedido pelo presidente da casa de leis, vereador João Morales (União), e pelo autor da honraria, vereador Alex Meyer (PP), em reconhecimento aos serviços prestados em Foz do Iguaçu no que se refere as importantes operações de inspeção, desde o combate ao tráfico de animais, corrupção, crime organizado, entre outras infrações da lei.

“Falar de números e estatísticas não transmite a grandeza do serviço prestado por esse profissional. Tamura sempre defendeu a sociedade com honra e integridade”, destacou o vereador Alex Meyer (PP), proponente da honraria. O Prefeito em exercício, Delegado Francisco Sampaio, disse: “essa homenagem deveria ter vindo até antes, muito merecida. O senhor está sabendo bem conduzir esse órgão (a Polícia Federal)”.

Também estiveram presentes na sessão solene as seguintes autoridades: Almirante Paulo Sergio Castello Branco, representando a Diretoria Geral Brasileira da Itaipu Binacional; comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Marcos Aparecido de Souza; Capitão de Fragata Comandante da Capitania Fluvial do Rio Paraná, Edésio Raimundo de Assis Junior; 1° vice-presidente da Casa de Leis, vereador Márcio Rosa (PSD); 2° vice-presidente, Rogério Quadros (PTB) e os demais parlamentares: Galhardo (Republicanos); Edivaldo Alcântara (PTB) e vereador Ney Patrício (PSD).

O presidente do Legislativo, vereador João Morales (União), pontuou: “É uma coroação que começa no exemplo em casa e não só no trabalho prestado. Acredito que isso venha de infância, de berço, é algo que te formou e hoje vem a coroação. É uma honra para a cidade ter pessoas íntegras recebendo esse título, quem tem legado a deixar para a cidade. O senhor tem uma vida ilibada e hoje é coroado em Foz do Iguaçu”.

Fábio Tamura agradeceu a homenagem na tribuna da Casa. “Visitei Foz pela primeira vez aos seis anos de idade com minha família, fiquei fascinado com a beleza natural da cidade e com a grandeza das quedas d´água. Aqui fiz residência e constituí família. Eles são minha fonte de inspiração para trabalhar em prol da cidade. Não posso deixar também de agradecer meus colegas da Polícia Federal de Foz. Foram anos de dedicação e trabalho árduo, mas graças ao empenho e comprometimento de todos foi possível alcançar resultados positivos em prol da segurança pública da cidade e região”. O delegado-chefe declarou, ainda, estar feliz em contribuir para tornar o município um lugar mais seguro aos moradores e visitantes.

História de vida

Desde 2021 ele atua na chefia da Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu – PR. Em 2013 Fábio Tamura ocupou o cargo de chefe do Núcleo de Inteligência Policial da Delegacia de Polícia Federal, em Foz, oportunidade em que posteriormente coordenou a operação “Pecúlio”, responsável por investigar desvios de verbas públicas, fraudes em licitações e corrupção de agentes públicos.

Natural da cidade de São Paulo - SP, Fábio Seiji Tamura é formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Aprovado na Ordem de Advogados do Brasil (OAB) no mesmo ano de conclusão do curso, em 1999, advogou durante 6 anos na cidade.

Atuou como agente de Polícia Federal em Brasília – DF após aprovação na Academia Nacional de Polícia em 2006, e como delegado em Macapá - AP em 2007. Nos anos seguintes, Tamura esteve à frente de operações como “Toque de Midas”, que investigou supostas irregularidades em licitação para concessão da estrada de ferro no Estado do Amapá; “Liderança”, que desmantelou uma das maiores organizações criminosas de tráfico de drogas na fronteira entre Brasil e o Paraguai; e “Láparos”, que visava combater a corrupção de agentes públicos e o contrabando de cigarros de origem paraguaia.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS DO EVENTO