Faisal Saleh recebe Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

por Elaine Macena última modificação 08/12/2023 14h34
Proposta pelo vereador Kalito Stoeckl a honraria foi oficializada em sessão solene presidida pelo 2º vice-presidente da Câmara, vereador Marcio Rosa
Faisal Saleh recebe Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Na manhã desta sexta-feira, 08 de dezembro, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu prestou homenagem ao empresário do setor imobiliário e turístico Faisal Saleh. O Título de Cidadão Honorário foi concedido em reconhecimento aos notáveis feitos em prol da comunidade iguaçuense. Proposta pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD) a honraria foi oficializada em sessão solene conduzida pelo 2° vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Marcio Rosa (PSD), prestigiada por várias autoridades e convidados e com apresentação da Banda do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Em pronunciamento, o proponente, vereador Kalito Stoeckl, disse que “é um justo reconhecimento da sociedade iguaçuense, por meio da Câmara de Vereadores. Esse cidadão, Faisal, que chegou há muito tempo em Foz, é um empreendedor, já foi Secretário de Estado do Turismo representando Foz do Iguaçu no Governo do Paraná. São inúmeras contribuições que ele e a família já realizaram. Então é de fato um justo reconhecimento”. Além de Kalito e Marcio também prestigiaram a solenidade os vereadores Anice Gazzaoui (PL), Adnan El Sayed (PSD), Ney Patrício (PSD) e Edivado Alcântara (PTB).

Dedicação pela tríplice fronteira

Após receber o pergaminho, o homenageado agradeceu. “Estar aqui, depois de tantos anos afastados da vida pública, me deixa realmente muito honrado de ter esse reconhecimento. E ainda mais estar com essas pessoas que fizeram parte dessa jornada, pessoas que valorosamente sempre trabalharam por essa nobre causa que é fazer o mundo e o Brasil, Argentina e Paraguai respeitar essa região trinacional”, declarou Faisal Saleh.

A coordenadora do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação - ITAI, Fernanda Helena Fedrigo, usou a tribuna para agradecer ao mais novo cidadão honorário de Foz. “Nesta justa e merecida homenagem, gostaríamos de registar a gratidão eterna do Polo Iguassu por todos os anos que se dedicou de forma voluntária no instituto. O Polo Iguassu, agora com 27 anos de história, tem muito da sua marca e do legado que você deixa. Fica nossos sinceros agradecimentos e carinho”, afirmou Fernanda.

Biografia

Natural de Ponta Grossa, residente em Foz do Iguaçu desde 1984, Faisal Saleh, empresário, é um líder no setor imobiliário e turístico. Fundou organizações importantes, como o Instituto Polo Internacional Iguassu, e desempenhou papéis-chave na criação de entidades como o Fundo Iguaçu de Desenvolvimento. Sua influência se estendeu internacionalmente, sendo reconhecido pela OMT. Quando Secretário de Turismo do Paraná, liderou iniciativas-chave para impulsionar o turismo no Estado. Sua trajetória é marcada por contribuições notáveis para o desenvolvimento regional e promoção do turismo como impulsionador econômico e de integração.

Autoridades Presentes

A cerimônia contou com a participação de várias autoridades: Secretário de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário e Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, representando o governo Municipal, Vilmar Andreola; Chefe do Núcleo Regional de Turismo do Paraná em Foz do Iguaçu, Igor Rafael de Abreu; Cônsul da Turquia no Paraguai, Mohamad Mannah; Cônsul Honorário da Itália em Ciudad del Este, Armando Nassei;

Presidente da Acifi, Danilo Vendrusculo; Coordenadora do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Helena Fedrigo; Presidente e Diretor do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, Elias Garcia; Presidente do Conselho Municipal de Turismo e representante da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Paulo de Abreu Angeli; Presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez; Presidente da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad de Este, Said Taigen.

MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA