Foz cria política para atendimento a crianças com apraxia da fala

por Redação/CMFI última modificação 25/03/2026 12h58
Projeto aprovado pela Câmara prevê diagnóstico, acompanhamento, tratamento e inclusão
Foz cria política para atendimento a crianças com apraxia da fala

Foto: Inteligência Artificial

A ampliação de políticas públicas voltadas à infância e à inclusão ganha destaque com a criação de nova iniciativa no município. Com aprovação na Câmara, a proposta institui a Política Municipal de Atenção à Apraxia da Fala na Infância, voltada à garantia de direitos e ao fortalecimento do cuidado com crianças diagnosticadas com o transtorno. De autoria da vereadora Anice Gazzaoui (PP), o Projeto de Lei nº 238/2025 tem como objetivo assegurar o acesso ao diagnóstico precoce, ao tratamento adequado e ao acompanhamento contínuo, além de promover a inclusão social das crianças e o suporte às famílias. A matéria já foi aprovada pela Câmara e aguarda sanção do prefeito. 

A Apraxia da fala na infância é um transtorno neurológico que afeta a capacidade de planejar e coordenar os movimentos necessários para a fala. Embora não comprometa a inteligência, exige acompanhamento especializado e terapias intensivas, envolvendo profissionais de diferentes áreas. “A proposta busca garantir que essas crianças tenham acesso a um acompanhamento adequado desde os primeiros sinais, atendendo às necessidades de desenvolvimento e qualidade de vida”, destaca a justificativa do projeto.

Entre os princípios da política estão a promoção do desenvolvimento integral da criança, o respeito à sua dignidade e individualidade, a inclusão em espaços educacionais e sociais, o apoio às famílias e a atuação integrada entre saúde, educação e assistência social.

O texto também assegura direitos como o diagnóstico precoce pela rede pública de saúde, o atendimento terapêutico interdisciplinar — com profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais — e o acompanhamento educacional adequado nas escolas da rede pública.

A criação da política representa um avanço no acolhimento e no suporte às crianças com apraxia da fala e seus familiares, reforçando a importância de uma rede estruturada e humanizada para garantir o desenvolvimento e a inclusão dessas crianças.