Foz do Iguaçu deve registrar 300 novos casos de câncer de próstata neste ano

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/11/2018 13h48
Evento na Câmara relacionado ao “Novembro Azul” debateu a saúde do homem

São cerca de 70 mil novos casos em todo o Brasil, dos quais 14 mil no Paraná e 300 em Foz do Iguaçu. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e se referem aos altos números de casos de câncer de próstata que devem ser registrados até o final de 2018. Segundo especialistas, as chances de recuperação podem ser altas, desde que seja feito um diagnóstico precoce.

Para muitos homens, o exame ainda é tabu e os cuidados com a saúde acabam deixados de lado. Foi pensando nisso que o Grupo de Voluntárias Cisne Branco promoveu nesta sexta-feira (09), no Plenário da Câmara Municipal, o evento “Novembro Azul”. O período é marcado pela conscientização aos cuidados com a saúde do homem, principalmente sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

“O que pode salvar os homens do câncer de próstata, é o diagnóstico precoce. É por esse motivo que estamos realizando esse movimento. Queremos que os homens se cuidem, que vão as unidades de saúde, clínicas e hospitais para fazer os exames. E foi por isso também que decidimos utilizar a Câmara Municipal, pois aqui é a Casa do Povo e atingiria um público maior”, destacou a Presidente do Grupo Cisne Branco, Neusa Miguens.

Os presentes participaram de palestras, dinâmicas, sorteios e puderam ouvir depoimentos de homens que superaram a doença. “Quanto mais cedo você diagnosticar essa doença, maiores são as chances de uma cura. Podemos tratar a doença antes que ela se agrave. Desse modo, o tratamento é menor, menos invasivo, e maximizamos a qualidade de vida do paciente. Nós não sabemos quais são os motivos do aumento desse número de casos, mas acreditamos que uma dieta rica em gordura, sobrepeso, uso do tabaco e obesidade são fatores que aumentam esse índice. Por isso que precisamos cobrar essa prevenção”, comentou o médico urologista e palestrante do evento, Nario Takimoto.

O encontro contou com a participação do Presidente da Câmara, vereador Rogério Quadros (PTB), além dos vereadores Celino Fertrin (PDT), Jeferson Brayner (PRB), João Miranda (PSD), João Sabino (PATRIOTA), Adenildo Kako (PODE) e Rosane Bonho (PP). Participaram também secretários municipais, líderes de entidades e autoridades militares da Segurança Pública e das Forças Armadas.

“É muito importante esse envolvimento da Câmara Municipal na campanha Novembro Azul. É um movimento de conscientização e prevenção de doenças masculinas. Ouvir especialistas na área, relatos e depoimentos é extremamente útil para conscientizar os homens que o diagnóstico precisa ser feito precocemente”, pontuou o Presidente Rogério Quadros (PTB).

Para o Vereador Jeferson Brayner (PRB), “é preciso ligar o alerta para essas doenças que, conforme vimos os dados, possuem números preocupantes. Quando há uma prevenção, pode-se chegar a uma cura. Os homens devem procurar as consultas e deixar de lado qualquer timidez ou preconceito. Isso é importante para todos”.

 

Clique aqui para mais fotos