Francisco Caballero, Chefe Kiko, é o mais novo Cidadão Benemérito de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 28/03/2024 13h41
Honraria proposta pelo vereador Kalito Stoeckl reconhece os serviços prestados à sociedade, com destaque nas iniciativas de ações solidárias e promoção do movimento escoteiro
Francisco Caballero, Chefe Kiko, é o mais novo Cidadão Benemérito de Foz

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O Legislativo realizou solenidade na manhã desta quinta-feira, 28 de março, para entregar Título de Cidadão Benemérito de Foz do Iguaçu a Francisco Xavier Zarate Caballero, o “Chefe Kiko”. A honraria foi proposta pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade iguaçuense, com destaque nas iniciativas de ações solidárias e organização e promoção do movimento escoteiro. O vereador Marcio Rosa (PSD) presidiu a sessão solene.

Participaram do evento os vereadores Anice Gazzaoui (PL), que fez a leitura do pergaminho e o vereador Adnan El Sayed (PSD). O evento foi abrilhantado pela banda do 34° BIMEC. “Na verdade, fazemos um grande reconhecimento ao grupo escoteiros como um todo. Pegando essa abnegação que a gente homenageia o grupo como um todo. Essa honraria é mais do que justa”, destacou o vereador Kalito (PSD).

Durante a pandemia, Chefe Kiko coordenou a entrega de marmitas a pessoas em situação de rua, liderou o projeto de doação de materiais de higiene ao Projeto Consultório de Rua e participou de campanhas de reciclagem para auxiliar a população em situação de rua. A iniciativa estendeu-se aos projetos de doação do Grupo Escoteiro Guairacá, como a campanha da gelatina e a reciclagem de lacres e blisters de remédios em parceria com o Rotary Clube. Há mais de 20 anos, Chefe Kiko contribui para o Projeto de Natal do Guairacá. Na última edição, com o nome de Projeto Natal da Alegria, contribuiu com 569 crianças da Escola Jorge Amado em um dia de festa cheio de espírito natalino e a verdadeira solidariedade.

Rosano Ouriques, diretor presidente da União dos escoteiros do Brasil Regional Paraná, expressou gratidão: “Hoje gostaria de agradecer principalmente ao Chefe Kiko por tudo o que ele desenvolveu dentro do movimento escoteiro. Sua vida pessoal, profissional, nos inspira a sermos pessoas melhores a cada dia que passa”.

André dos Santos, representando o Executivo municipal, destacou que o homenageado faz um trabalho em prol da sociedade de Foz e por isso é uma homenagem merecida. Após receber o pergaminho, o mais novo cidadão benemérito de Foz se pronunciou: “Só tenho a agradecer, muita gratidão a todos”, finalizou Francisco Zarate.

Biografia

Francisco Xavier Zarate Caballero, ou “Chefe Kiko” como é carinhosamente conhecido, nasceu em 3 de dezembro de 1968, nesta encantadora cidade de Foz do Iguaçu10. Sua jornada educacional teve início no Colégio São José, seguido pelo Colégio Monsenhor Guilherme, onde cultivou amizades e viveu uma infância repleta de aventuras na Vila paraguaia. Entre as saudosas brincadeiras de rua, como “bets”, a turma do vôlei e as pedaladas no Bosque Guarani, Francisco desenvolveu sua personalidade e senso de comunidade.

Sua verdadeira vocação para o voluntariado surgiu em 1992, quando fez sua promessa como voluntário no Movimento Escoteiro. Como voluntário em todos os níveis da União dos Escoteiros do Brasil, Chefe Kiko participou ativamente do projeto educativo da UEB, incentivando crianças, adolescentes e jovens a promoverem mudanças positivas na sociedade, guiados pelos valores da instituição. Auxiliou na fundação de vários grupos escoteiros na região.

Ao longo de mais de 25 anos como voluntário no Grupo Escoteiro Guairacá de Foz do Iguaçu, Chefe Kiko desempenhou um papel fundamental na formação de jovens, oferecendo uma educação não formal de qualidade e inspirando a busca pelo auxílio ao próximo. Desde 2000 na diretoria técnica do Grupo, sua missão é contribuir para a educação de jovens, baseada na Promessa e na Lei Escoteira, visando a construção de um mundo melhor e mais justo. Kiko não limitou suas atividades ao escotismo. Ele desempenhou um papel crucial em diversas iniciativas comunitárias, desde programas de educação ambiental até campanhas de arrecadação de fundos para organizações locais. Sua dedicação ao bem-estar da comunidade local se estende a eventos culturais, esportivos e educacionais, promovendo uma Foz do Iguaçu mais inclusiva.

Francisco recebeu diversos prêmios e honrarias por seu comprometimento excepcional, tornando-se uma referência em serviço altruísta e liderança inspiradora na região. Sua atuação como representante brasileiro nas atividades interamericanas dos Escoteiros do Brasil e sua coordenação de eventos locais e regionais destacam sua dedicação. Reconhecido em 2014 por sua atuação destacada na comunidade de Foz em relação ao meio ambiente, Chefe Kiko recebeu a Medalha de Gratidão Ouro em 2021 pelos relevantes serviços prestados à esfera nacional do escotismo brasileiro no Paraná.

Clique aqui para mais fotos do evento