Funcionários da Câmara participam de treinamento sobre primeiros socorros

por Diretoria de Comunicação última modificação 25/09/2018 14h10
Capacitação foi realizada nesta terça-feira (25) como o objetivo de preparar o servidor público para atendimentos iniciais em casos de acidentes

Buscando preparação para situações de emergência, servidores e assessores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu participaram nesta terça-feira (25) de um treinamento sobre primeiros socorros. A capacitação foi ministrada pelo soldado do Corpo de Bombeiros, Leonardo Pereira Triaca, graduado em enfermagem e mestre em saúde pública. O profissional apresentou as diferenças nos tipos de atendimento, como nos casos de emergências traumáticas e casos clínicos.

Também trouxe dados de atendimento, quantidade de ocorrências, registros de vítimas e óbitos. O objetivo das estatísticas era apontar a necessidade de uma preparação e conscientização sobre acidentes. A distinção do atendimento prestado pelo Siate para emergências traumáticas e pelo SAMU, no de atendimentos clínicos também foi apresentada.

Principais riscos

Os profissionais receberam instruções de assistência para casos de princípios de incêndio, choque elétrico e casos de trauma provocados por fatores externos e as diversas formas de ferimentos e como identificar as condições da vítima e adotar o procedimento correto. Triaca detalhou desde a abordagem passando pelas providências básicas de manutenção da vítima ou recuperação da respiração e batimentos cardíacos até a chegada do Siate.

Também citou os casos em que a vítima deve ser removida em casos de incêndio fora de controle e como agir para debelar as chamas quando se tratar de um princípio de incêndio. Na sequencia expôs a parte teórica e prática dos procedimentos de acordo com as condições da vítima, inclusive manobras de reanimação em caso de parada cardiorrespiratória.

Também apresentou como funciona e demonstrou na prática a utilização de um desfibrilador do tipo externo automático (DEA) que pode ser manuseado por um cidadão comum desde que orientado sobre a correta aplicação.

Treinamento prático

Para atendimentos em casos de acidentes como quedas, desmaios e paradas cardiorrespiratórias, o soldado apresentou os procedimentos práticos para uma abordagem primária em cenários diferentes. Triaca ressaltou que a primeira atitude é sempre chamar o socorro, entretanto, pode-se prestar um atendimento inicial na verificação e obstrução de vias aéreas, controle cervical e no controle de hemorragias. A aplicação dos procedimentos de reanimação é a parte mais crítica que demanda treinamento como o aplicado no curso. Situações de desmaio também foram abordadas e como se deve proceder nos diferentes casos de perda da consciência.

Por meio da cooperação com o Corpo de Bombeiros, Nei Schlotefeldt, Assistente Técnico da Diretoria de Administração da Câmara, adiantou que está sendo agendado um treinamento específico para combate a incêndio, enfrentamento de situações de pânico e plano de abandono de prédio ou evacuação: procedimento de deslocamento e relocação de pessoas e bens.

Clique aqui para mais fotos

registrado em: ,