General Silva e Luna será congratulado com Título de Cidadão Honorário de Foz nesta terça (24/11)

por Diretoria de Comunicação última modificação 23/11/2020 12h05

Crédito: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

O Legislativo Iguaçuense realiza nesta terça-feira, 24 de novembro, sessão solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu ao General Joaquim Silva e Luna. A honraria é de iniciativa do vereador Beni Rodrigues, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município. A cerimônia, que terá início às 9h30min e será privativa, em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas haverá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara: site, Youtube, Facebook e TV Câmara. A imprensa terá livre acesso.

Silva e Luna é General do Exército da reserva e, nos últimos cinco anos antes de assumir a Diretoria Geral Brasileira de Itaipu, serviu no Ministério da Defesa, inclusive como ministro. Desde fevereiro de 2019 está à frente da gestão brasileira da binacional, onde promoveu uma profunda reestruturação administrativa.

Uma das primeiras medidas ao assumir o comando da Itaipu Binacional foi unificar o centro de comando da usina em Foz do Iguaçu. Com isso, houve a transferência de aproximadamente 130 empregados para Foz do Iguaçu, o que também ajudou a movimentar a economia local. E o próprio diretor, ao ser nomeado, optou por morar na Terra das Cataratas. É o primeiro diretor-geral brasileiro a fixar residência em Foz do Iguaçu durante o exercício do cargo.

No comando da usina, o General Silva e Luna vem promovendo um direcionamento maior de recursos para obras estruturantes, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a Perimetral Leste. Além disso, há investimentos na ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, na duplicação da BR 469, na modernização e ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e na construção do Mercado Municipal – entre várias outras obras altamente estratégicas para a o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região. São investimentos previstos na ordem de R$ 1,4 bilhão, provenientes de recursos realocados em um ano e oito meses.

O homenageado é natural da cidade de Barreiros, em Pernambuco. Casado com Nadejda Kasakevitch e Luna, ele tem três filhos: Thiago, Saulo e Nathália. Em seus 12 anos como Oficial General da ativa foi comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM; Diretor de Patrimônio; Chefe de Gabinete do Comandante do Exército e Chefe do Estado Maior do Exército.

E é diante de toda história e trajetória de vida, trabalho e contribuições para o Brasil e neste momento, principalmente para Foz do Iguaçu, que o Legislativo Iguaçuense entrega sua mais alta honraria ao General Silva e Luna, em reconhecimento aos serviços prestados ao município.