Hélio David Bordin é o novo Cidadão Honorário de Foz

por Redação/CMFI última modificação 15/08/2025 13h39
Empresário fundou revendedora de automóveis há 60 anos na cidade
Hélio David Bordin é o novo Cidadão Honorário de Foz

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu entregou na manhã desta sexta-feira,15, o Título de Cidadão Honorário para Hélio David Bordin. A honraria foi concedida pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Paulo Debrito (PL), em reconhecimento pelo grande trabalho dedicado ao desenvolvimento do município.

Natural de Casca–RS, e descendente de italianos, Hélio veio para Foz pela primeira vez após servir no exército de Curitiba–PR em 1954, onde conheceu a sua companheira, Yolanda Rios Velloso. Mudou-se para Palotina–PR pouco tempo depois, mas voltou para Foz em 1965, onde fundou a revendedora de veículos da Volkswagen, Paraguaçu Automóveis LTDA.

O proponente da solenidade, presidente Paulo Debrito, destacou: “Tenho a honra de indicar a mais nobre honraria dessa cidade a um gaúcho que construiu aqui sua história como empresário há 60 anos acreditando nessa terra”.

“Quero agradecer essa homenagem que estou recebendo agora, naquela época a cidade era pequena e tinha pouco movimento no comércio, mas depois da Itaipu a cidade começou a aumentar. E eu vivenciei e  acompanhei esse crescimento desde aquela época”, agradeceu Hélio.

A Solenidade foi abrilhantada, em sua abertura, com músicas típicas da cultura italiana e ítalo-brasileira, interpretadas pelos músicos Luanna Costa e Ademir Miranda. Além do presidente, estiveram presentes na celebração os vereadores Márcia Bachixte (MDB) e Cabo Cassol (PL); também o vice-prefeito Ricardinho (PSD) e a Secretária de Obras, Thais Escobar.

Thais Escobar agradeceu em nome do executivo: “O senhor Hélio vem contribuindo de forma incansável para a nossa cidade em diversas áreas, sempre pautado no compromisso do bem comum. Hoje, ao receber o título, ele passa a ter o que já conquistou há muito tempo, o reconhecimento”. 

Sua atuação em vários ramos comerciais contribuiu para o crescimento da cidade, gerando postos de trabalho. O empresário atuou também como conselheiro da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) por seis gestões; fundou e exerceu a primeira presidência do Lions Clube Itaipu; atuou na criação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); foi presidente da Fundação Educacional de Foz do Iguaçu, que originou a (FACISA) Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu; fundou a extinta Casa D`Itália; e participou do antigo conselho de segurança de Foz do Iguaçu.