Hospital recebe equipamentos viabilizados por emendas impositivas dos vereadores

por Diretoria de Comunicação última modificação 16/09/2019 14h51

Por meio da união de forças entre prefeitura, Câmara de Vereadores e Governo do Estado, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu está recebendo novos equipamentos. Na manhã desta sexta-feira foram entregues 15 camas automatizadas e 15 ventiladores pulmonares como parte dos lotes viabilizados com emendas impositivas dos vereadores. Da mesma etapa ainda serão entregues 15 monitores do tipo multiparâmetro e 15 poltronas, que estão em fase de licitação. Todos os equipamentos serão utilizados nas salas da Unidade de Terapia Intensiva.

A aquisição se deu com recursos oriundos do Estado, porém viabilizados por meio de emendas impositivas que os vereadores fizeram em 2018 para o exercício de 2019. A emenda destinada à época foi no valor total de R$ 1,65 milhão para aquisição dos 15 kits de equipamentos para a UTI.

No ato de entrega, o prefeito Chico Brasileiro destacou a importância da ação conjunta dos vereadores com a prefeitura e o apoio fundamental do Governo do Estado por meio do secretário de saúde Beto Preto e a intermediação da vereadora Inês Weizemann (PSD) com lideranças políticas como o líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri e o chefe da Casa Civil, Guto Silva.  “Temos mais 15 novos leitos em licitação, em parceria com Governo do Estado”, disse o prefeito ao reverenciar o comprometimento dos funcionários. “No momento mais difícil, vocês não deixaram o hospital cair”, elogiou.

O presidente da Câmara, Beni Rodrigues (PSB), lembrou que as emendas impositivas estão sendo direcionadas principalmente para a saúde. “É fundamental continuarmos dando essa atenção e cada vez mais. Posso dizer que da minha parte vou destinar a maior parte e se todos concordarem teremos mais de R$ 2 milhões a mais em recursos para o hospital no ano que vem”, anunciou o presidente do Legislativo.

Economia e melhorias

O diretor do hospital, Sérgio Fabriz disse que a visita dos vereadores no ano passado ao Hospital foi muito importante. “Tínhamos camas antigas que não se movimentavam direito. Faremos uma economia de R$ 65 mil ao mês e quando estiverem todos os equipamentos a economia será em torno de R$ 180 mil, principalmente devido ao aluguel que pagamos atualmente pelo uso desses equipamentos.

O médico Roberto Almeida, coordenador da UTI, destacou a importância do ato. “Agora teremos novos kits com maior qualidade, tanto para pacientes, como para funcionários”, afirmou. Para o secretário Nilton Bobato, “a gestão pública só funciona com parcerias entre os poderes. Estamos licitando já mais 15 kits de UTI”.

João Miranda (PSD) segundo vice-presidente da casa relatou: “A Rosane Bonho, ex-vereadora foi uma das mentoras da destinação desse recurso para o hospital. Ela articulou, se mobilizou, visitamos o hospital e os vereadores se uniram, cada um destinando um valor das emendas impositivas para que isso ocorresse. Parabenizo a todos e reforço que temos de pensar mais ainda na saúde das pessoas”, ressaltou João Miranda.

Entendimento entre os poderes

O entendimento para que as emendas fossem atendidas com recursos do Estado contou com intermediação do Governo do Paraná, após diálogo entre vereadores, Prefeitura e articulação em Curitiba do deputado Hussein Bakri (PSD), com empenho do secretário de Saúde, Beto Preto e decisão do governador Ratinho Junior (PSD). O ato marcou a retomada de envio de recursos do Governo Estadual para o município.

A verba em questão (R$ 1 milhão 650 mil reais) entrou como recurso novo no orçamento, o qual foi destinado para compra de equipamentos para os 15 leitos de UTI no hospital. Os equipamentos foram especificados na emenda dos vereadores sendo obrigação do Município adquirir. Como o Estado se dispôs a repassar o valor, se fez necessária a adequação orçamentária e a verba reservada está sendo utilizada para melhorias no próprio hospital.

A emenda foi coletiva de autoria de Rosane Bonho (atualmente ex-vereadora), Andrade Anderson (também hoje na condição de ex-vereador), Beni Rodrigues, Rogério Quadros, Celino Fertrin, Jeferson Brayner, Elizeu Liberato, Inês Weizemann, João Miranda, João Sabino (ex-vereador), Adenildo Kako (ex-vereador), Marcelinho Moura (ex-vereador) e Nanci Rafagnin Andreola.