Inclusão do “Dia do Despachante Aduaneiro” é votada na Câmara de Foz

por Alanis Cavalheiro última modificação 09/05/2023 13h41
Inclusão do “Dia do Despachante Aduaneiro” é votada na Câmara de Foz

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Celebrado no dia 25 de abril, o “Dia do Despachante Aduaneiro” é comemorado em nome de uma das profissões mais importantes para a movimentação do comércio exterior brasileiro. Originadas em meados de 1850, a atividade é ligada a função exercida pelos caixeiros que ficavam responsáveis por despachar mercadorias, a partir da promulgação o Primeiro Código Comercial, por Dom Pedro II.

Como meio de valorizar a profissão que é responsável por simplificar os desembaraços aduaneiros, dentro das normas legais, e diminuir custos aos empresários do setor, o presidente da Câmara de Foz, vereador João Morales (União), propôs por meio do Projeto de lei n° 32/2023 a inclusão do “Dia dos Despachante Aduaneiro” no Calendário Oficial de eventos do município.

"É um merecimento de toda essa categoria que defendeu o município na época da pandemia. Foi uma das categorias que não parou durante a pandemia e que tem muito a colaborar pela cidade”, explica o proponente do projeto, vereador João Morales (União).

O PL foi aprovado em 1° e 2° discussões e votações. Agora a matéria segue para o Executivo, para sanção do Prefeito.