Influenciadora digital Mariam Chami recebe Moção de Aplauso na Câmara de Foz

por Alanis Cavalheiro última modificação 12/05/2023 13h29
Honraria proposta pela vereadora Anice Gazzaoui (PL) foi realizada nesta terça (12/05)
Influenciadora digital Mariam Chami recebe Moção de Aplauso na Câmara de Foz

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O Legislativo Iguaçuense entregou nesta sexta, 12 de maio, a Moção de Aplauso n° 06/2023 dedicada a Mariam Chami, influenciadora digital que conta com mais de 800 mil seguidores no Instagram e mais 25 milhões de curtidas na plataforma de vídeos TikTok.

A homenagem foi proposta pela parlamentar Anice Gazzaoui (PL) e realizada no mesmo dia em que se comemora o “Dia do Povo Muçulmano”, instituído pela Lei municipal n° 4.109, de 05/07/2013, de autoria da vereadora proponente da Moção.
Nascida no Brasil, Mariam Chami é filha de pai libanês e mãe brasileira. Atualmente ela reside em São Paulo – capital e ganhou notoriedade nas redes sociais por produzir diversos conteúdos voltados à religião, maternidade, família e estilo de vida.

Durante a cerimônia de entrega da placa da Moção de Aplauso, que foi conduzida pelo 1° Vice-presidente da Casa de Leis, vereador Rogério Quadros (PTB), foi exibido um vídeo com homenagens de familiares e amigos da influenciadora brasileira muçulmana, que é responsável por dar voz à comunidade islâmica e combater a intolerância religiosa.

O Sheik da Mesquita Omar Ibn Al Khattab, Oussama El Zahed, fez o uso da tribuna para parabenizar a influenciadora Mariam, a proponente vereadora Anice, e falar sobre o islamismo e o combate à intolerância religiosa. A diretora superintendente do FozHabita esteve representando o Governo municipal de Foz do Iguaçu e parabenizou Mariam também.

Anice Gazzaoui (PL), proponente da honraria, cumprimentou a todos os membros que compuseram a mesa e destacou a importância da homenagem à influenciadora e da representatividade que ela carrega para as mulheres e para a comunidade árabe muçulmana e descendentes.

Em comemoração ao Dia do Povo Muçulmano, o jovem Karim Haidar recitou um versículo do Alcorão em árabe e português. Após a declamação, foi realizada a placa da Moção a Mariam Chami.

A homenageada fez o uso da tribuna para agradecer a honraria e para contar sobre sua trajetória: “Nada foi da minha força, tudo foi com o poder de Deus. Eu sei que isso é muito importante para nós, mulheres muçulmanas”. A influenciadora destacou a importância de se falar sobre o islamismo e lutar contra a intolerância religiosa: “Eu gosto de me posicionar de uma maneira que eu não sou uma líder religiosa, eu sou uma pessoa comum de uma vida normal, uma mulher, uma mãe, uma esposa e eu acho que dessa maneira as pessoas conseguem se identificar. Eu acredito que através desses tipos de diálogo de abertura, da moção de aplauso, faz com que a intolerância religiosa cada vez mais diminua e abra espaço para a conversa, de forma pacífica e com mais harmonia”.

CLIQUE PARA VER MAIS FOTOS