Instalação de banheiro familiar e fraldário nas dependências da Câmara de Foz é sugerida por vereadora

por Alanis Cavalheiro última modificação 30/03/2023 11h40

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

As instalações dos banheiros familiares e fraldários em diversos comércios e em grandes espaços, como shoppings centers, estão sendo mais frequentes nos últimos anos, acatando as necessidades de muitas famílias e assegurando maior facilidade às crianças de até 10 anos de idade. Como características comuns do banheiro família, é possível notar cabines sanitárias maiores, assim como pias espaçosas ou mais baixas; além disso, fraldários adequados e lixeiras destinadas especificamente para o descarte de fraldas são outros pontos positivos e de destaque.

Uma dificuldade enfrentada por pais solo ou casais homoafetivos com relação aos trocadores de fralda está em que, ao não fornecerem banheiros família em espaços frequentados por todos, os fraldários por sua vez são instalados no banheiro feminino, refletindo um pensamento social em que apenas mulheres são responsáveis pelos cuidados de uma criança, ignorando outras realidades vividas por diversos casais, pais, tios, avôs ou padrinhos.

Como meio de atender essa demanda e estreitar laços da população com o Legislativo de Foz, a vereadora Yasmin Hachem (MDB) propôs por meio da indicação n° 408/2023 ao presidente João Morales (União), a instalação do banheiro família e fraldário nas dependências da Casa de leis. Dentre os motivos já apontados, a vereadora ainda destaca: “como cobrar da sociedade uma maior participação do pai na realização de tarefas familiares, se ele não pode adentrar no banheiro, no caso, feminino e realizar o básico que é a troca de fralda ou de roupa de seu filho ou filha?”.